Acções do Documento
Projecto europeu quer dados na cloud invioláveis (Diário Económico)
Poderão os dados da ‘cloud’ serem invioláveis? Sim, segundo o projecto europeu SafeCloud (Secure and Resilient Cloud Architecture), liderado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), através do Laboratório de Software Confiável (HASLab), centro de I&D da Universidade do Minho.
A Comissão Europeia já disponibilizou três milhões de euros para este projecto que pretende tornar os actuais serviços e infra-estruturas de computação em nuvem seguros. No fundo, e de acordo com Rui Oliveira, administrador do INESC TEC e responsável pelo projecto, o SafeCloud visa “colmatar algumas falhas nas propostas dos fornecedores de computação em nuvem que não permitem garantir a completa privacidade, integridade e segurança dos dados”.
Este é o primeiro objectivo do projecto, que garante que os utilizadores de computação em rede “tenham certeza que o processamento e armazenamento dos seus dados é feito de forma completamente segura e privada”. Mas sempre, “sem alterar a forma como os actuais clientes os utilizam”, frisa.
Estão envolvidos no projecto 30 investigadores do INESC TEC, INESC-ID e Maxdata Software, da Université de Neuchatel, na Suíça, da Technische Universitat Munchen e Cloud & Heat GMHB, na Alemanha e da Cybernetica AS, na Estónia. R.C.
Diário Económico, 25 de novembro de 2015