Secções
  Entrada HASLab Notícias & Eventos Nós na Imprensa Portuguesa estuda novo paradigma de sistemas de redes (Ntech.news)
Acções do Documento

Portuguesa estuda novo paradigma de sistemas de redes (Ntech.news)

Alexandra Martins da Silva, investigadora do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e professora associada na University College London, recebeu um financiamento de 1,5 milhões de euros do Conselho Europeu de Investigação para programar sistemas de redes complexos, uma área de estudo ligada à engenharia de software.

O trabalho que Alexandra Silva vai desenvolver nos próximos cinco anos tem como objetivo projetar novas ideias provenientes de programação, lógica e verificação para a programação de redes. A investigadora do Laboratório de Software Confiável (HASLab), o centro de I&D do INESC TEC com sede na Universidade do Minho, reconhece que o mundo está cada vez mais conectado e com redes mais complexas, pelo que aquilo que se pretende é «no longo prazo  facilitar as tarefas diárias das pessoas e oferecer garantias de confiabilidade dos sistemas usados».

A bolsa do European Research Council (ERC) irá providenciar à investigadora os meios para formar um grupo de investigação composto por dois investigadores pós-doutorados e dois doutorandos. Alexandra Silva e o seu grupo vão desenvolver o seu projeto na University College London.

Todos os anos o Conselho Europeu de Investigação financia projetos de investigação que considere de excelência em qualquer disciplina científica, que tenha como objetivo alargar os conhecimentos científicos e tecnológicos,
desde que os projetos venham a ser desenvolvidos numa instituição sediada na Europa, sejam inovadores e de vanguarda nas áreas científica e tecnológica e que apresentem excelência científica.

A somar distinções

Alexandra Silva, de 31 anos, licenciou-se em 2006 em Matemática e Ciências da Computação na Universidade do Minho e doutorou-se com distinção “cum laude” – atribuída apenas em 5% dos casos – na Universidade de Nijmegen, Holanda.

Em 2013, a investigadora do INESC TEC foi a primeira mulher a vencer o Prémio Científico IBM com o trabalho «Coálgebra de Kleene», onde generalizava, numa extensão nunca anteriormente pensada, um dos maiores resultados das Ciências da Computação – o teorema de Kleene.

Ntech.news, 23 de novembro de 2015

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-site
anuncio-contactos

Contactos

HASLAB +351 22 209 4000