Acções do Documento
Nova app portuguesa permite guardar fotos em segurança (Sapo 24)
Uma aplicação para armazenar fotografias de forma segura foi desenvolvida por investigadores do Porto no âmbito de um projeto europeu para criar soluções que garantam a privacidade e a integridade de dados que as tecnologias atuais não conseguem oferecer.
A tecnologia SafeCloud Photos, vocacionada para o utilizador final, tem como "principal diferenciador a maneira como guarda as fotos na ‘cloud' (nuvem)", disse à Lusa o investigador Francisco Maia.
Contrariamente ao que acontece com as outras aplicações do género, a SafeCloud Photos "converte cada fotografia em dois ou mais pedaços de informação de tal modo que cada um desses pedaços, individualmente, não revela absolutamente nada sobre a imagem original".
Cada um desses pedaços é "armazenado num serviço online diferente, assegurando assim a total privacidade dos dados do utilizador", acrescentou.
A SafeCloud Photos, lançada em setembro, já está disponÃvel para ‘download' gratuito e vai estar presente na WebSummit 2016, evento tecnológico que ocorre em Lisboa, de 08 a 10 de novembro.
Esta é uma das tecnologias desenvolvidas no projeto europeu SafeCloud, iniciado em 2015 e que tem a duração de três anos, financiado pela Comissão Europeia em três milhões de euros.
O projeto é coordenado pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), do Porto, e conta com investigadores da Universidade do Minho e da Universidade do Porto.