Secções
  Entrada HASLab Notícias & Eventos Nós na Imprensa Investigadores do INESC TEC criam rede social para doentes de cancro (Exame Informática)
Acções do Documento

Investigadores do INESC TEC criam rede social para doentes de cancro (Exame Informática)

FalarSobreCancro.org pretende fomentar a troca de experiências e a disseminação de informação acessível para doentes com cancro.

São mais de 400 pessoas - e todas elas são membros daquela que será, provavelmente, a primeira rede social portuguesa que tem o cancro por temática. A nova rede social tem vindo a ser desenvolvida por investigadores do INESC TEC com o apoio do Instituto Português de Oncologia do Porto. Atualmente, há 400 membros inscritos nesta rede social que pretende promover a partilha de experiências e informação junto de doentes e familiares de doentes.

O uso da rede FalarSobreCancro.org é gratuito e apenas exige o registo do utilizador. Além dos tradicionais posts, o endereço conta ainda com algumas funcionalidades que poderão facilitar o dia a dia de doentes e profissionais de saúde: «A rede FalarSobreCancro.org apresenta ainda o “Boletim Clínico” gerido apenas pelo IPO-Porto e que integra conteúdos clínicos e científicos que só podem ser publicados por profissionais de saúde devidamente habilitados e cujo objetivo é exclusivamente informativo e educativo», refere um comunicado do INESC TEC.

A nova rede social foi desenvolvida na sequência de uma tese de doutoramento de Nuno Martins, sobre o uso das ferramentas online no que toca à informação relativa à luta contra o cancro que é disponibilizada aos cidadãos. A rede social, cujo desenvolvimento contou com a ajuda de Rui Oliveira, já mereceu os primeiros elogios entre os especialistas da área oncologia e psiquiatria.

«Nesta rede social, através do Boletim Clínico, prestamos informações científicas numa linguagem acessível a todos. Estabelecemos assim mais um canal de comunicação com a comunidade oncológica, acompanhando a evolução da comunicação digital. Reforçamos a nossa prática de disponibilidade e transparência junto do nosso público e contribuímos para uma população cada vez mais esclarecida», refere Laranja Pontes, presidente do IPO-Porto, citado no comunicado do INESC TEC.


Exame Informática, 21 de janeiro de 2016

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-site
anuncio-contactos

Contactos

HASLAB +351 22 209 4000