Secções
  Entrada CTM Projetos Casos de Sucesso RobVigil
Acções do Documento

RobVigil

Robô colaborativo e inteligente para vigilância na área da segurança

O INESC TEC impulsiona cultura de I&D e Inovação Tecnológica na área de segurança e televigilância de pessoas e bens com soluções inteligentes para controlo e vigilância em grandes superfícies.

Integrando um consórcio orçamentado em 1,2 milhões de euros, o INESC TEC participou no desenvolvimento de uma solução de robôs vigilantes com caráter diferenciador. A intenção foi desenvolver o primeiro robô vigilante inteligente do mundo, dotado de mobilidade, autonomia e capacidade de cooperação com outros robôs e com operacionais na área de segurança, através de tele e videoconferência.

Na base deste projeto estão tecnologias já desenvolvidas e testadas anteriormente com sucesso em projetos do INESC TEC e da FEUP e que veem agora uma elevada potencialidade de exploração. Tendo como principais destinatários as grandes superfícies com necessidades características de vigilância, os robôs representam um importante fator de acréscimo de segurança ao serem capazes de fazer rondas, reconhecer e seguir intrusos (através da captura de vídeo), e guiar uma unidade móvel por ambientes perigosos (por exemplo, na eventualidade de fugas de gás, incêndios, etc.)

O robô funciona assim como suporte a operacionais no terreno, diferenciando-se das soluções de segurança disponíveis atualmente no mercado. Dotado de sensores integrados (microfone, detetor de intrusões, de gás, incêndio, fumo, inundações, etc.), o robô, sozinho ou formando equipa de vários robôs móveis, é capaz de interagir coordenadamente com outros no mesmo espaço físico e assegurar tarefas potencialmente perigosas para o homem, reduzindo assim os custos operacionais de vigilância e, acima de tudo, os riscos humanos.

Do ponto de vista dos promotores, este sistema disponibiliza um serviço de valor acrescentado, ocupa um espaço próprio num mercado em emergência, transfere tecnologias de ponta para o mercado e fortalece uma equipa de I&D no âmbito da robótica, uma das áreas de expertise do INESC TEC, e da segurança de bens e pessoas em particular.

O INESC TEC mobiliza para este projeto três das seus Centros:

  • Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes (CROB), que contribui na vertente da plataforma robótica e algoritmos de auto-localização;
  • Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM), que desenvolve as potencialidades de vídeo (tracking) e comunicações seguras wireless;
  • Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG), que cria a Plataforma de gestão.

Líder do projeto: Clever House – Sistemas Inteligentes Lda.

Parceiros:

  • STRONG Segurança
  • SINEpower
  • INESC TEC
  • FEUP

Contacto: Carlos Pinho

Ler notícia sobre o projeto aqui.

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio vídeo

 

 


 


 


 

« Dezembro 2023 »
Do
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31
anuncio-contactos

Contactos

CTM +351 22 209 4298/9