Secções
  Entrada CTM Projetos Casos de Sucesso LUL (notícia)
Acções do Documento

LUL (notícia)

Laboratório Vivo de Utilização de Tecnologias Inovadoras para as Redes de Nova Geração

O projeto Living Usability Lab (LUL) - Laboratório Vivo de Utilização de Tecnologias Inovadoras para as Redes de Nova Geração é um trabalho colaborativo de Investigação e Desenvolvimento (I&D) entre a academia e a indústria portuguesas que contou com a intervenção do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC. O projeto teve como objetivo desenvolver tecnologias que permitem tornar a população sénior mais saudável e ativa.

O LUL adotou os princípios do design universal e das interfaces naturais do utilizador (tais como fala e gestos), tirando partido das vantagens das Redes de Nova Geração e computação distribuída. O objetivo foi desenvolver tecnologias e serviços que permitissem garantir uma maior autonomia dos cidadãos seniores, sempre prestando especial atenção às especificidades de usabilidade.

Os serviços previstos neste projeto incluem acesso multimédia à informação e intercâmbio de dados pessoais, tele-saúde e entrega automática de medicamentos, suporte às atividades diárias da vida social, cívica e em comunidade, e gestão automática do ambiente. Pretende-se assim melhorar não só a qualidade de vida dos cidadãos, mas também a sua segurança.

No âmbito deste projeto foi construído um Laboratório nas novas instalações da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro. Este novo Laboratório tem como objetivo construir laboratórios vivos onde é possível simular ambientes e cenários de utilização de tecnologias e serviços em ambiente real, que poderão ser experimentados pelos utilizadores finais (cidadãos seniores, pessoas com necessidades especiais e cidadãos em geral).

Para além do INESC TEC, o projeto, que teve início em janeiro de 2010, contou com um grupo de copromotores constituído pela Microsoft, pelo Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática de Aveiro (ieeta), pela Universidade de Aveiro, pela Plux e pela Micro I/O - Serviços de Microelectrónica, Lda. A equipa do INESC TEC envolvida no projeto foi liderada por Luís Côrte-Real e contou com a participação dos investigadores João Santos, Lucian Ciobanu e Pedro Carvalho, todos do CTM.

Poster: LUL

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio vídeo

 

 


 


 


 

« Dezembro 2023 »
Do
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31
anuncio-contactos

Contactos

CTM +351 22 209 4298/9