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DAPHNE

Redes fotónicas para a aviação

O projeto DAPHNE tem como objetivo introduzir as mais avançadas tecnologias de redes de comunicação por fibra ótica nas futuras frotas de aviação europeias.

Com este projeto, toda a infraestrutura de comunicações dos aviões será otimizada, garantindo assim ganhos significativos relativamente à instalação e manutenção de cablagem. A tecnologia de fibra óptica é vantajosa tanto para a aviação comercial como militar, dada a sua leveza, volume reduzido e maior imunidade a interferências, comparativamente ao cobre.

A abordagem do DAPHNE baseia-se em quatro objetivos fundamentais:

- Adaptação da tecnologia de redes óticas terrestres às necessidades do mundo aviónico

- Definição de uma infraestrutura modular

- Desenvolvimento de tecnologia de componentes fotónicos para ambientes aviónicos

- Disseminação dos resultados do projeto para a indústria e organismos de estandardização de modo a assegurar uma efetiva adoção das tecnologias desenvolvidas

A adoção de novas tecnologias pela indústria de aviação só é possível após testes exigentes, pois é necessário garantir a segurança das pessoas e dos aparelhos, o que fez com que a tecnologia óptica só tenha sido introduzida, até agora, em áreas onde era indispensável. O projeto DAPHNE pretende, mais do que substituir gradualmente os sistemas de cobre por sistemas equivalentes em fibra óptica, remodelar toda a infraestrutura de comunicações na aviação, tendo em conta as necessidades globais de comunicação de todos os sistemas aviónicos.

No contexto do DAPHNE o INESC TEC propôs e demonstrou novos transcetores eletro-óticos para transmissão de sinais de GPS em modo diferencial, sobre fibra ótica, com vista à determinação da atitude da aeronave. Foi ainda proposto pelo INESC TEC uma nova arquitetura para a distribuição de centeúdos de entretenimento a bordo através de transmissão de sinais óticos para pico-células de WiFi.

Líder do projeto:  Airbus Operations, Alemanha

Parceiros:

  • EADS Deutschland, Alemanha
  • BAES Systems, Reino Unido
  • SQS Vlaknova Optika, República Checa
  • Danish Technical University, Dinamarca
  • SELEX Galileo, Itália
  • Draka Automotive and Aviation, França
  • D-Lightsys, França
  • Gooch and Housego (Torquay), Reino Unido
  • AV Optics, Reino Unido
  • AgustaWestland, Reino Unido
  • GMV, Portugal
  • TU Ilmenau, Alemanha
  • INESC TEC, Portugal
  • Vivid Components, Alemanha

Financiamento:

O projeto DAPHNE é financiado pela comissão europeia através do sétimo programa quadro (FP7)

Poster: DAPHNE

Ler notícia sobre o projeto aqui.

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