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DAPHNE
Redes fotónicas para a aviação
O projeto DAPHNE tem como objetivo introduzir as mais avançadas tecnologias de redes de comunicação por fibra ótica nas futuras frotas de aviação europeias.
Com este projeto, toda a infraestrutura de comunicações dos aviões será otimizada, garantindo assim ganhos significativos relativamente à instalação e manutenção de cablagem. A tecnologia de fibra óptica é vantajosa tanto para a aviação comercial como militar, dada a sua leveza, volume reduzido e maior imunidade a interferências, comparativamente ao cobre.
A abordagem do DAPHNE baseia-se em quatro objetivos fundamentais:
- Adaptação da tecnologia de redes óticas terrestres às necessidades do mundo aviónico
- Definição de uma infraestrutura modular
- Desenvolvimento de tecnologia de componentes fotónicos para ambientes aviónicos
- Disseminação dos resultados do projeto para a indústria e organismos de estandardização de modo a assegurar uma efetiva adoção das tecnologias desenvolvidas
A adoção de novas tecnologias pela indústria de aviação só é possÃvel após testes exigentes, pois é necessário garantir a segurança das pessoas e dos aparelhos, o que fez com que a tecnologia óptica só tenha sido introduzida, até agora, em áreas onde era indispensável. O projeto DAPHNE pretende, mais do que substituir gradualmente os sistemas de cobre por sistemas equivalentes em fibra óptica, remodelar toda a infraestrutura de comunicações na aviação, tendo em conta as necessidades globais de comunicação de todos os sistemas aviónicos.
No contexto do DAPHNE o INESC TEC propôs e demonstrou novos transcetores eletro-óticos para transmissão de sinais de GPS em modo diferencial, sobre fibra ótica, com vista à determinação da atitude da aeronave. Foi ainda proposto pelo INESC TEC uma nova arquitetura para a distribuição de centeúdos de entretenimento a bordo através de transmissão de sinais óticos para pico-células de WiFi.
LÃder do projeto: Airbus Operations, Alemanha
Parceiros:
- EADS Deutschland, Alemanha
- BAES Systems, Reino Unido
- SQS Vlaknova Optika, República Checa
- Danish Technical University, Dinamarca
- SELEX Galileo, Itália
- Draka Automotive and Aviation, França
- D-Lightsys, França
- Gooch and Housego (Torquay), Reino Unido
- AV Optics, Reino Unido
- AgustaWestland, Reino Unido
- GMV, Portugal
- TU Ilmenau, Alemanha
- INESC TEC, Portugal
- Vivid Components, Alemanha
Financiamento:
O projeto DAPHNE é financiado pela comissão europeia através do sétimo programa quadro (FP7)
Poster: DAPHNE
Ler notÃcia sobre o projeto aqui.