Secções
  Entrada CTM Projetos Casos de Sucesso CONVERGENCE
Acções do Documento

CONVERGENCE

Abordagem inovadora centrada em conteúdos para complementar e melhorar a arquitetura atual da Internet

Concebida como uma rede de Hosts, a Internet tem vindo a evoluir no sentido de se tornar uma rede de interligação de recursos e serviços. Neste contexto, e de forma a suportar os requisitos da nova Internet, o projeto CONVERGENCE propõe-se desenvolver uma plataforma inovadora centrada no conteúdo, que complemente e melhore a atual arquitetura da Internet. Essa plataforma dará suporte ao paradigma de publicação-subscrição através do qual é possível aceder a recursos de forma transparente e implícita. O objetivo estratégico do CONVERGENCE é então  projectar e desenvolver esta plataforma, que irá ser constituída por um conjunto de protocolos, APIs e serviços que operam a nível de rede e middleware. Estes desenvolvimentos deverão ser testados utilizando uma ou mais plataformas de rede experimentais que têm vindo a ser criadas no contexto da ação FIRE do 7º Programa-Quadro da UE (FP7-ICT-2009.1.6a).

A Internet foi originalmente concebida com uma rede de interligação de máquinas (“Internet of Hosts”). Atualmente, tem vindo a evoluir no sentido de se tornar numa Internet das coisas (“Internet of Things”), na qual qualquer dispositivo do mundo real é associado a um endereço IP; numa Internet de Serviços (“Internet of Services”), na qual qualquer serviço pode estar acessível através do seu endereço IP; numa Internet dos media (“Internet of Media”), na qual qualquer recurso media é disponibilizado diretamente pelo seu endereço; e, finalmente, numa Internet das pessoas (“Internet of People”), impulsionada pela popularidade das redes e aplicações sociais e Web 2.0.

Nestas novas “Internets” os elementos-chave já não são os “hosts”, mas sim dados, serviços e recursos. Neste contexto, o projeto CONVERGENCE propõe-se efetuar desenvolvimentos que conduzam a melhorias da atual arquitetura da Internet de forma a suportar a evolução descrita. Mais especificamente, o projeto CONVERGENCE irá introduzir: 1) o conceito de “Versatile Digital Item”- VDI, ou seja, uma extensão à especificação de item digital da norma MPEG-21, e que irá funcionar como a unidade fundamental de transação e distribuição na nova Internet, tendo capacidade para representar recursos media, objetos do mundo real, serviços e pessoas; 2) funcionalidade nova de rede, nomeadamente encaminhamento e autenticação, suportando o paradigma publicação-subscrição e o acesso transparente a VDIs; 3) nova funcionalidade de middleware, disponibilizado livremente em “open-source” e estabelecendo a ligação entre a nova funcionalidade de rede e as aplicações; 4) um serviço comunitário de dicionário (“Community Dictionary Service”) para suportar a pesquisa semântica em ambientes heterogéneos; e 5) mecanismos avançados de segurança e privacidade, incluindo o suporte para “digital forgetting”.

Líder do projeto:

Consorzio Nazionale Interuniversitario per le Telecomunicazioni (CNIT) (IT, www.cnit.it)

Parceiros:

Financiamento: União Europeia, 7º Programa-Quadro, ICT

Mais informações nesta notícia.


destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio vídeo

 

 


 


 


 

« Dezembro 2023 »
Do 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª Sá
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31
anuncio-contactos

Contactos

CTM +351 22 209 4298/9