Secções
  Entrada CTM Notícias & Eventos Nós na Imprensa Sensores portugueses ajudam a perceber o comportamento de consumidores em loja (Página 1)
Acções do Documento

Sensores portugueses ajudam a perceber o comportamento de consumidores em loja (Página 1)

Sistema desenvolvido por uma empresa do Porto. Porque a música, a temperatura e até o cheiro influenciam as compras que decidimos fazer.

Sabia que quando entra numa loja a temperatura que encontra, a música e até o cheiro influenciam a sua permanência nesse espaço, as secções que visita e até mesmo se decide comprar ou não?

Foi precisamente para ajudar a orientar os comerciantes que uma empresa do Porto em associação com o INESC TEC, a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e o Instituto Superior de Engenharia do Porto, desenvolveram uma plataforma que reúne um programa informático, sensores, entre outras tecnologias, que permite aos donos de lojas conhecerem e captarem melhor a atenção dos consumidores.

A música, o cheiro, a temperatura são factores fundamentais para passar mais ou menos tempo dentro de uma loja, supermercado ou centro comercial e condicionam mesmo o facto de comprar ou não um produto.

Marco Soares, da InovRetail, é responsável operacional da empresa que desenvolveu um sistema que ajudará os comerciantes a orientarem melhor os consumidores e assim obterem mais compras.

E como é que define qual o melhor ambiente para uma loja? "Temos sensores nas lojas que recolhem todo o tipo de informação e sensores que permitem recolher estatísticas sobre o comportamento de consumidores e dessa forma perceber o impacto de todas as variáveis", explicou à Renascença.

Todos os dados recolhidos pelo sistema informático e sensores ajudam depois o retalhista a organizar produtos e a estipular a temperatura ambiente na loja e provadores.

O projecto nasceu com um investimento superior a meio milhão de euros e contou com ajudas do QREN.

No final de 2014 o sistema foi aplicado a mais de 300 lojas. Para 2015 o objectivo passa pela internacionalização do sistema que ajudará os comerciantes a conhecer melhor os seus consumidores.

Página 1, 13 de março de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.