Secções
  Entrada CTM Notícias & Eventos Notícias Projeto INESC TEC desenvolve serviços com base em contexto para dispositivos móveis
Acções do Documento

Projeto INESC TEC desenvolve serviços com base em contexto para dispositivos móveis

Arrancou no dia 1 de junho o projeto “CONTEXTWA: Middleware and Context Inference Techniques from Data-Streams for the Development of Context-Aware Services using Mobile Devices”, onde o objetivo é aplicar middleware e técnicas de inferência a partir de fluxos de dados por forma a desenvolver serviços com base em contexto para dispositivos móveis. O INESC TEC é a instituição proponente.

O surgimento dos dispositivos móveis, tais como smartphones, permitiu desenvolver aplicações e serviços com base em contextos que respondem proativamente a atividades ou situações específicas dos utilizadores. Esta informação contextual, ou seja, o estado específico em que o utilizador se encontra, permite às empresas de serviços de comunicação desenvolver e oferecer serviços novos, de valor acrescentado, para uma vasta gama de aplicações, tais como redes sociais, publicidade, navegação e lazer.

Também importantes são os serviços e aplicações relacionadas com a saúde cujo objetivo é detetar com precisão a atividade física dos utilizadores em instâncias específicas, durante dias ou mesmo semanas. Utilizando esta informação é possível descobrir e analisar padrões de atividade física e, por exemplo, ajudar os utilizadores e seguir um estilo de vida mais saudável.

Este projeto propõe-se então a estudar e desenvolver técnicas de deteção altamente fiáveis e com baixo consumo energético, assim como explorar abordagens e algoritmos de agregação de contexto com base na classificação estatística por forma a detetar padrões de atividade. Finalmente, e à medida que os sistemas móveis evoluem, será desenvolvido middleware e ambientes de programação específicos para uma rápida prototipagem das aplicações com base no contexto.

O middleware e as técnicas de I&D desenvolvidas durante o projeto serão testadas num contexto industrial pela Altice Labs. Esta validação permitirá à equipa do projeto avaliar a fiabilidade da abordagem num contexto real e, finalmente, avaliar a possibilidade de transferência de tecnologia.

A equipa do INESC TEC - composta por João M.P. Cardoso do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG), Carlos Soares do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE), João Mendes Moreira do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD), João Canas Ferreira do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) e José Carlos Alves do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS), tem a seu cargo a investigação e desenvolvimento de algoritmos de deteção de atividades do utilizador, focando implementações de baixo consumo de energia e elevada precisão de deteção, de técnicas de agregação de contextos, e de um ambiente de programação que permita a rápida prototipagem de aplicações sensíveis ao contexto.

O projeto conta com financiamento do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, do Programa Operacional Regional de Lisboa na componente FEDER, e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Além do INESC TEC e da Altice Labs, o projeto conta ainda com o INESC-ID como parceiro.

Mais informação sobre o CONTEXTWA aqui.

Os investigadores INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo à UP-FEUP.

INESC TEC, junho de 2016

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.