Acções do Documento
SIGAve
Sistema de informação geográfica de âmbito regional
O INESC TEC promove a modernização das autarquias com uma estrutura de gestão de informação geográfica centralizada, de âmbito regional, que apoia atividades de gestão e desenvolvimento do território da Região do Vale do Ave.
Os produtos de base geográfica e de gestão de bases de dados espaciais desempenham uma influência consagrada nos focos de decisão da Administração Pública e das PolÃticas do Território, ao nÃvel Local, Regional e Central. É neste sentido que o INESC TEC promove a modernização das autarquias com uma estrutura de gestão de informação geográfica centralizada, de âmbito regional, que apoia actividades de gestão e desenvolvimento do território da Região do Vale do Ave.
As infraestruturas de dados espaciais são assumidas como o modelo por excelência para a criação, distribuição e utilização de informação geográfica, utilizando a Internet e os conceitos de interoperabilidade e serviços como base desse modelo. Por outro lado, o estado de desenvolvimento atual das ferramentas gratuitas (Open Source) possibilita a conceção destas infraestruturas com graus de fiabilidade e funcionalidade pelo menos equivalentes à s infraestruturas constituÃdas/concebidas por software proprietário.
O Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) adquiriu um conjunto de competências em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), nomeadamente na área da interoperabilidade em SIG, onde tem vindo a desenvolver atividades na área da Administração Pública Central, Regional e Local, com o objetivo de apoiar a Modernização Administrativa, através de consultoria estratégica e desenvolvimento de novos serviços e aplicações.
Neste âmbito, o SIGAVE responde, assim, aos desafios colocados pelos requisitos especÃficos da Administração Pública, disponibilizando uma ferramenta que permite visualizar e gerir informação geográfica centralizada, de âmbito regional, a partir de diversas fontes de dados heterogéneas, facilitando a integração dinâmica de dados espaciais distribuÃdos e contribuindo para a modernização administrativa da Região do AVE.
O SIGAVE constitui assim uma plataforma de visualização e gestão de informação geográfica, com comunicações bidireccionais entre a Associação de MunicÃpios do Vale do Ave e os MunicÃpios Parceiros, que permite uma maior e mais eficaz estratégia de atualização e troca de conteúdos no espaço Sub-Regional do Ave, permitindo deste modo apoiar as atividades de gestão e desenvolvimento deste território.
Atentando à s diferentes realidades das Autarquias relativamente à s infraestruturas SIG, o SIGAVE define um Modelo de Dados e Classificação comuns a todo o espaço Sub-Regional (Região e MunicÃpios do Vale do Ave), para além de uniformizar e aplicar normas à informação georreferenciada (normas Open Geospatial Consortium). A adoção de protocolos e formatos normalizados contribui assim para a massificação da utilização dos mesmos, fazendo com que a informação geográfica possa ser fácil e livremente partilhada, sem qualquer restrição tecnológica.
Ao mesmo tempo, e tal como prevê a diretiva INSPIRE (Infrastructure for Spatial Information in the European Community) que estabelece uma infraestrutura de informação espacial ao nÃvel da Europa, com o SIGAVE é potenciada a ligação entre as regiões do Vale do Ave através do uso dos mecanismos de interoperabilidade entre os SIG Municipais e a Plataforma SIGAVE, que podem assim proceder à produção e difusão de dados espaciais, o que permite uma verdadeira economia de escala e o aumento da oferta de serviços ao Cidadão.
LÃder do projeto: VARD 2015 (Vale do Ave Região Digital) – AMAVE (Associação de MunicÃpios do Vale do Ave).
Parceiros:
- Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto
- Câmara Municipal de Fafe
- Câmara Municipal de Guimarães
- Câmara Municipal de Mondim de Basto
- Câmara Municipal de Póvoa do Lanhoso
- Câmara Municipal de Vieira do Minho
- Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
- Câmara Municipal de Vizela
Contactos: LÃgia Silva