Acções do Documento
APSAT
Ação pública, desenvolvimento sustentável e tecnologias satélite
APSAT é um projeto europeu incentivado pelo programa de cooperação territorial SUDOE FEDER (em Portugal, França e Espanha), onde participaram os seguintes parceiros: Aerospace Valley, CETE South West, Tecnália, Conseil Régional Aquitaine, Conseil Régional Midi Pyrenées, ASCAMM, CIM do Ave e o INESC TEC.
O projeto APSAT procurou demonstrar a eficácia de serviços satélites inovadores que permitem às regiões manter o objetivo de desenvolvimento sustentável: otimização de trajetos, redução dos gases de efeito estufa, recolha de informação para a proteção do ambiente, criação de novos serviços, entre outros. Os cidadãos poderão assim beneficiar direta ou indiretamente dessas novas tecnologias que irão melhorar o seu dia a dia e o seu ambiente.
A Comunidade Intermunicipal do AVE (CIM do AVE) decidiu ser o «laboratório vivo» para testar a aplicação desenvolvida pelo INESC TEC: CleanMyCity. Esta aplicação, gratuita, tem como objetivos: permitir ao cidadão reportar, em tempo real ou diferido, o estado de conservação e enchimento de contentores de lixo coletivos públicos, ecopontos, bem como a reportar a localização de objetos ou outro lixo abandonados na cidade, para que as autoridades competentes possam ser informadas e programar de uma forma rápida e mais eficiente a sua recolha. Por outro lado permite também ao cidadão saber onde se encontram os contentores mais próximos que operam um determinado tipo de resÃduo para reciclagem.
Este projeto iniciou-se em janeiro de 2011 e teve a duração de 3 anos. A equipa do INESC TEC que participou era constituÃda por Lino Oliveira, Rui Barros e Jorge Daniel Santos do CSIG. Houve também a colaboração nos testes do José Carlos Sousa, do Serviço de Informação de Gestão (SIG).