Secções
  Entrada CSIG Notícias & Eventos Notícias Trabalho no INESC TEC vence Prémio Professor José Luís Encarnação
Acções do Documento

Trabalho no INESC TEC vence Prémio Professor José Luís Encarnação

João Barreira, investigador do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC, arrecadou o prémio de melhor artigo publicado por estudantes a realizarem investigação na área, atribuído pelo Grupo Português de Computação Gráfica.

O prémio denominado “Professor José Luís Encarnação”, da edição de 2017, foi atribuído ao coautor do artigo “A Context-Aware Method for Authentically Simulating Outdoors Shadows for Mobile Augmented Reality”, num trabalho que estuda a coerência visual entre objetos reais e objetos virtuais em contexto de Realidade Aumentada utilizando dispositivos móveis. Além de João Barreira, são também autores do artigo Maximino Bessa e Luís Barbosa, investigadores do mesmo Centro, e Luís Magalhães, da Universidade do Minho.

O trabalho está associado ao Laboratório do INESC TEC denominado MASSIVE – Ambientes Virtuais Multisensoriais, Multimodais, Imersivos e Credíveis, que tem como principal objetivo investigar em detalhe ambientes virtuais credíveis, nos quais os cinco sentidos do utilizador são estimulados de forma a alcançar uma elevada imersividade. Este foi em parte financiado pelo projeto TEC4Growth - Pervasive Intelligence, Enhancers and Proofs of Concept with Industrial Impact/NORTE-01-0145-FEDER-000020, pelo programa NORTE 2020, no âmbito do PORTUGAL 2020 e através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

O prémio anual “Professor José Luís Encarnação” pretende incentivar estudantes do ensino superior a realizar atividades de investigação na área da Computação Gráfica, avaliável através da publicação de resultados em conferências ou revistas de elevado prestígio e impacto internacionais. Este prémio é dirigido a estudantes de nacionalidade portuguesa, de qualquer ciclo do Ensino Superior, que demonstrem ter publicado e/ou apresentado um artigo completo num fórum de excelência.

O vencedor foi conhecido no EPCGI’2017 – 24º Encontro Português de Computação Gráfica e Interação, que teve lugar entre os dias 12 e 13 de outubro, no Campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães.

O EPCGI’2017 visa reunir investigadores, docentes e profissionais das áreas da Computação Gráfica, Processamento de Imagem, Visão por Computador e Interação Pessoa-Máquina, permitindo a divulgação de trabalhos realizados, ou em curso, e a troca de experiências, entre as comunidades académica, industrial e os utilizadores finais.

O Grupo Português de Computação Gráfica (GPCG) tem como propósito o fomento da investigação de qualidade na área da Computação Gráfica e suas Aplicações, promovendo a difusão dessa área em Portugal, nos campos de Investigação e Desenvolvimento e de Educação. Entre as suas principais atividades está a realização de um encontro regular do Português em Computação Gráfica e de várias oficinas temáticas.

 Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo à UTAD. 

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.