Secções
  Entrada CSIG Notícias & Eventos Notícias Projeto 3Port escolhido como boa prática na Administração Pública
Acções do Documento

Projeto 3Port escolhido como boa prática na Administração Pública

A RCC – Rede Comum do Conhecimento, que faz parte da AMA - Agência para a Modernização Administrativa, escolheu o 3Port – Plataforma Integradora de Gestão Georreferenciada de Processos de Negócio Portuários – como boa prática na Administração Pública.

A RCC considera que o projeto assume extrema relevância na construção de uma “Administração Pública mais eficiente, transparente e colaborativa”.

O 3Port é um facilitador de interoperabilidade para portos que proporciona fácil acesso a informação integrada e consolidada, num contexto georreferenciado, interligando áreas estratégicas.

Esta ferramenta assenta em oito módulos, sete dos quais são apenas para acesso do porto – hidrografia (dragagens e áreas navegáveis), tráfego portuário, dominial (licenças e concessões), estudos e obras, prevenção e segurança, ambiente e cadastro e património – e um público. A maior parte destes módulos foram introduzidos pela primeira vez na gestão de processos de Leixões e Viana do Castelo.

Este triângulo de inovação e de transferência de tecnologia composto pelo INESC TEC (o produtor de inovação), a TRIEDE TTI (o tomador da inovação e produtor da solução) e a APDL (o tomador da solução e quem identifica os requisitos) faz com que estes portos nacionais sejam atualmente dos mais evoluídos do mundo em termos de I&D.

Neste projeto, que terminou em junho de 2015, participaram os seguintes investigadores do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC: António Gaspar, Lino Oliveira, Rui Barros e Marco Amaro Oliveira.

 Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: INESC TEC.

INESC TEC, maio de 2016

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.