Acções do Documento
MitMyNid cria serviço de booking para mercadorias
O Bizcargo é uma plataforma online de booking para o transporte de mercadorias que pretende facilitar empresas e particulares no envio de mercadorias para vários destinos.
Os serviços desta plataforma são gratuitos para todas as empresas que
procurem e contratualizem soluções logísticas, tendo os vários
operadores e integradores de transporte e logística que encabeçar uma
taxa por cada transação em que participem, avança a startup em
comunicado. O serviço de booking Bizcargo teve o Grupo ETE como grande
demonstrador em ambiente real, ao abrigo do projeto GLPaP – Gestão de
Logística Porta-a-Porta, e foi cofinanciado pelo Norte 2020, pelo
Portugal 2020 e pela União Europeia, em cerca de 500 mil euros.
Rui Barros, CEO da MitMyNid, revela que os serviços da plataforma estão
disponíveis para todo o território nacional, através dos portos de
Leixões, Lisboa e Sines, de aeroportos e do trânsito de mercadorias como
os Açores ou a Madeira. Em entrevista ao Eco, o responsável explica que
“no Bizcargo, a disponibilidade de serviços não tem limites
geográficos. Por esse mesmo motivo, já temos a plataforma disponível em
português e em inglês e nos próximos dias surgirão novos idiomas”. O
Bizcargo cobre atualmente os EUA, o Japão, a China, Cabo Verde ou o
Brasil.
O CEO da MitMyNid aponta ainda para a dificuldade das empresas na
procura de serviços de logística e transporte, uma vez que é um
“processo que requer múltiplos contactos, prospecção e comparação
manual”. O acompanhamento é outra dificuldade acrescida, considerando
que é “algo muito penoso e difícil de realizar”. Rui Barros garante que o
Bizcargo vem dar resposta a estes desafios, apresentando “de uma forma
mais inteligente as melhores soluções”.
À mesma fonte, Rui Barros sublinha que o serviço se distingue “de todas
as iniciativas, uma vez que não tem dependência de nenhum grupo
empresarial, disponibiliza uma nova abordagem de procura de serviços de
logística e transporte baseada em catálogos de serviços e permite tratar
o booking eletrónico e acompanhar a execução das operações num único
local”.
De salientar que a startup MitMyNid, impulsionadora deste serviço, é o
resultado de grupo de investigação do INESC TEC – Instituto de
Engenharia de Sistemas e Computadores – Tecnologia e Ciência, em
Coimbra, que trabalha há mais de 20 anos com entidades da logística e
dos transportes.