Secções
  Entrada CSIG Notícias & Eventos Notícias Investigadores INESC TEC finalistas premiados em concurso Fraunhöfer
Acções do Documento

Investigadores INESC TEC finalistas premiados em concurso Fraunhöfer

Nuno Moniz, do Laboratório de Inteligência Artificial (LIAAD), e João Monteiro, do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG), ambos investigadores do INESC TEC, foram dois dos vencedores do concurso Fraunhöfer Portugal Challenge 2017, que premeia trabalhos de investigação, em duas categorias (mestrado e doutoramento), que demonstrem utilidade prática e que promovam a cooperação entre a indústria e a comunidade científica.

Investigadores INESC TEC finalistas premiados em concurso Fraunhöfer

Créditos foto: Fraunhofer Portugal

Ao nível da investigação doutoral, Nuno Moniz ficou em segundo lugar com a tese intitulada “Prediction and Ranking of Highly Popular Web Content”, desenvolvida no âmbito do Programa Doutoral em Ciência de Computadores, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que teve como orientador Luís Torgo, também investigador no LIAAD.

Esta tese tem como principal propósito melhorar a capacidade de antever o volume de atenção que conteúdos web receberão, com ênfase nos casos recentes e de elevada popularidade, permitindo assim uma recomendação mais rápida e precisa de tais conteúdos, tendo em conta a elevada difusão de conteúdos online e a crescente procura por parte dos utilizadores de um acesso rápido e fácil a conteúdo relevante.

Por sua vez, João Monteiro arrecadou o segundo lugar na categoria de dissertação de mestrado com o trabalho “HealthTalks - Improving Health Communication and Personal Information Management”, no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. A orientação esteve a cargo de Carla Teixeira Lopes, também investigadora no CSIG.

Este trabalho focou-se no desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis, a HealthTalks, que pretende melhorar a comunicação entre os pacientes e os profissionais de saúde e auxiliar a gestão de informação de saúde pelos pacientes. Esta aplicação grava o áudio de uma consulta, transcreve o diálogo entre o paciente e o seu profissional de saúde, e identifica os termos médicos utilizados, disponibilizando informações sobre cada um deles. Permite também associar anotações a estes registos, antes ou depois da consulta.

O Fraunhöfer Portugal Challenge vai já na 8ª edição e pretende distinguir alunos de universidades portuguesas que estejam a desenvolver teses de mestrado e de doutoramento, de orientação prática, nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, Multimédia e outras ciências semelhantes. O objetivo é premiar junto dos estudantes uma vertente prática, ou seja, projetos orientados para o mercado, com aplicabilidade na indústria ou no quotidiano da vida das pessoas.

No total foram atribuídos 9.000€ em prémios científicos.

A apresentação dos premiados foi conhecida no evento de encerramento que decorreu a 25 de outubro na sede da Fraunhöfer. 

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP-FCUP e à UP-FEUP.


Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.