Secções
  Entrada CSIG Notícias & Eventos Notícias Investigadora do INESC TEC integra Grupo Ciência Aberta do MCTES
Acções do Documento

Investigadora do INESC TEC integra Grupo Ciência Aberta do MCTES

Cristina Ribeiro, investigadora do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG), foi convidada a integrar o Grupo de Trabalho para a Política Nacional de Ciência Aberta (GT-PNCA), criado recentemente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

Investigadora do INESC TEC integra Grupo Ciência Aberta do MCTES

Cristina Ribeiro

Democratizar o conhecimento, promovendo uma Ciência Aberta centrada numa política científica de partilha do conhecimento e de aproximação da ciência à sociedade, é o grande objetivo das políticas que este grupo vai propor.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior está a promover ativamente a chamada "Política Nacional da Ciência Aberta", o que se confirmou com a organização de um painel pela Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), Fernanda Rollo, onde a investigadora do INESC TEC foi convidada a apresentar o seu trabalho em gestão de dados de investigação. Neste evento estiveram presentes investigadores, responsáveis de instituições de património como a Biblioteca Nacional e a Torre do Tombo, gestores de projetos na área do acesso aberto, responsáveis por instituições ligadas aos direitos de autor. 

O MCTES foi mandatado para criar um grupo de trabalho, do qual Cristina Ribeiro faz parte, e que tem como objetivo propor um Plano Estratégico para a implementação de uma Política Nacional de Ciência Aberta, elaborando um diagnóstico sobre o estado atual das práticas nesta área em Portugal. Além disso, este grupo pretende promover o debate público em torno das problemáticas associadas à Ciência Aberta, assim como identificar as melhores práticas e desenvolver programas de sensibilização.

Esta participação está em linha com o trabalho que o INESC TEC tem vindo a desenvolver ao nível da gestão de dados de investigação nos últimos cinco anos, de que é exemplo o projeto "TAIL—Gestão de dados de investigação da produção ao depósito e à partilha" (PTDC/EEI­ESS/1672/2014), do INESC TEC, que arrancou a 30 de maio e tem a duração de três anos.

A investigadora com ligação ao INESC TEC referida nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: UP-FEUP.

INESC TEC, maio de 2016

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.