Acções do Documento
INESC TEC no Congresso da Associação Portuguesa de Imprensa
O INESC TEC participou no XIII Congresso da Associação Portuguesa de Imprensa, que teve lugar na Universidade de Aveiro, de 2 a 4 de novembro. A presença do INESC TEC decorreu no âmbito da iniciativa TEC4Media e contou com a colaboração de David Narciso e Rui Rodrigues, investigadores do CSIG - Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica.
Durante a mostra tecnológica, foi possível apresentar projetos como o MASSIVE Virtual Reality Laboratory, um espaço que se distingue por estudar a estimulação dos cinco sentidos em aplicações de realidade virtual, não só no que diz respeito à investigação fundamental, mas também a um nível aplicacional. Houve ainda lugar para uma pequena demonstração do AV 360 (Augmented Video 360º), um projeto financiado pela Google DNI, que consiste em apoiar e estimular a inovação no jornalismo digital através da criação, de forma interativa, por parte dos jornalistas, de anotações num vídeo 360º.
Alguns temas em debate no Congresso foram “Medidas de emergência para a Comunicação Social”, “Distribuição/Monetização”, “Regulamento Geral da Proteção de Dados (UE)”, “Medição de Audiências Digitais”, “Conselho de Imprensa” e “Empreendimento e Formação Profissional”.
O jantar-debate sobre «Incentivos do Estado à Comunicação Social: que futuro?» contou ainda com a presença do Ministro da Cultura, o Embaixador Luís Filipe Castro Mendes.
A Associação Portuguesa de Imprensa (API) é uma associação sem fins lucrativos, representativa das empresas ligadas à Imprensa em Portugal. Como projeto e filosofia associativa, a AIP elege como prioridade de atuação a realização de atividades que, direta ou indiretamente, possam contribuir para a valorização e importância da Imprensa enquanto atividade empresarial e meio de Comunicação Social.
Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.