Secções
  Entrada CSIG Notícias & Eventos Nós na Imprensa Portos portugueses pioneiros mundiais em inovação tecnológica (AICEP)
Acções do Documento

Portos portugueses pioneiros mundiais em inovação tecnológica (AICEP)

O Porto de Leixões e o de Viana do Castelo são, desde setembro, dos portos tecnologicamente mais inovadores do mundo através da solução 3port, que pretende ser exportada para o Brasil, Angola, Peru e Chile.

A ferramenta 3Port permite gerir várias necessidades e processos de negócio das autoridades portuárias de forma integrada, mas também interagir com o público geral, que pode, por exemplo, ver em tempo real o que está a acontecer no porto.

O 3Port assenta em oito módulos, sete dos quais são apenas para acesso do porto – hidrografia (dragagens e áreas navegáveis), tráfego portuário, dominial (licenças e concessões), estudos e obras, prevenção e segurança, ambiente e cadastro e património – e um público. A maior parte destes módulos foram introduzidos pela primeira vez na gestão de processos de Leixões e Viana do Castelo.

O objetivo é fazer desta solução uma ferramenta indispensável aos serviços técnicos para suporte e gestão adequada dos processos. Através desta inovação, que acrescenta valor ao porto e à sua atividade, é feita uma interligação das áreas estratégicas, com fornecimento e partilha de dados estruturados, num contexto georreferenciado.

As principais vantagens do 3Port são o suporte à tomada de decisão, os ganhos de eficiência e a diminuição de custos de operação, que juntas potenciam crescimento sustentável.

Este triângulo de transferência de tecnologia composto pelo INESC TEC (o produtor de inovação), a TRIEDE TTI (o tomador da inovação e produtor da solução) e a APDL (o tomador da solução e quem identifica os requisitos) faz com que estes portos nacionais sejam atualmente dos mais evoluídos do mundo em termos de I&D. 

O Porto de Leixões, que recentemente conquistou o terceiro lugar na categoria de “Melhor Porto do Ano” pelos investimentos realizados no setor dos cruzeiros e na promoção do turismo, ficando apenas atrás dos Portos de São Francisco (EUA) e Amesterdão (Holanda), foi mais uma vez o piloto e um exemplo de inovação. Mas o processo de adoção desta solução por parte de outros portos em Portugal já está a decorrer. As expectativas em termos de exportação passam pelo Brasil, Angola, Peru e Chile.

A vertente pública 3 Port Live Map funciona, para além de computadores e tablets, em smartphones sem que para isso seja necessário descarregar uma aplicação, uma vez que o sistema é adaptável ao browser em qualquer dispositivo móvel.

Aicep Portugal Global, 23 de setembro de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.