Acções do Documento
Portos portugueses criam software para aumento de eficiência (BNF Angola)
Os portos de Leixões e Viana do Castelo acabam de estrear uma nova ferramenta que permite compilar e elencar toda a informação útil para as autoridades portuárias e, simultaneamente, permite demonstrar ao público o que se passa nos dois portos referidos.
A ferramenta chama-se 3Port e resulta do trabalho de investigadores do Inesc Tec e da empresa Triede TTI, que tiveram em conta os parâmetros apresentados pela Administração dos Portos do Douro, Leixões, e Viana do Castelo (APDL). Os dois portos passam a poder gerir, de modo integrado, os processos inerentes ao funcionamento das autoridades portuárias - a solução agrega oito módulos que tratam informação concernente à hidrografia (dragagens e áreas navegáveis), trânsito portuário, dominial (licenças e concessões), estudos e obras, segurança, ambiente e cadastro e património, e também o mapa dinâmico que mostra ao público o posicionamento dos navios.
"Através desta inovação, que acrescenta valor ao porto e à sua atividade, é feita uma interligação das áreas estratégicas, com fornecimento e partilha de dados estruturados, num contexto georreferenciado.
Algumas das vantagens do 3Port são o suporte à tomada de decisão, os ganhos de eficiência e a diminuição de custos de operação, que juntas potenciam crescimento sustentável", explicou o comunicado do Inesc Tec.
"O objectivo é fazer desta solução uma ferramenta indispensável aos serviços técnicos para suporte e gestão adequada dos processos", esclareceu o Inesc Tec.