Secções
  Entrada CSIG Notícias & Eventos Nós na Imprensa Google atribui 1,6 milhões para media portugueses (Dinheiro Vivo)
Acções do Documento

Google atribui 1,6 milhões para media portugueses (Dinheiro Vivo)

Na segunda ronda de financiamento, seis projetos portugueses foram selecionados. Desde outubro do ano passado, Google já atribui 51 milhões.

O Google distribuiu 24 milhões de euros para projetos de jornalismo na Europa, destes 1,6 milhões foram para seis projetos em Portugal no âmbito da segunda ronda do fundo Digital News Initiative Innovation.

O Público recebeu 500 mil euros na categoria Grande Projeto – Publisher, mas o maior montante foi atribuído à Plataforma de Meios Privados, com a associação setorial a receber 900 mil euros.

O restante investimento foi atribuído a projetos académicos e individuais: ao Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Tecnologia e Ciência (49,860,00 euros); Jornalismo Porto Net, Media Innovation Labs (MIL), Universidade do Porto (49,480.00 euros); e 43 mil euros cada a projetos individuais atribuídos a Ricardo Lafuente e Alberto Pereira.

Seis projetos de um total de 124 de 25 países europeus receberam financiamento deste fundo criado pelo Google, com um orçamento global de 150 milhões. A primeira ronda de financiamento abriu em outubro do ano passado. Até ao momento atribuiu 51 milhões de euros. 

“Nesta segunda ronda de financiamento e, além dos principais critérios – impacto, inovação e viabilidade do projeto que foram estabelecidos como parâmetros desde o início do Fundo, procurámos, também, por projetos focados na colaboração.

Os projetos que se destacaram dão prioridade a abordagens colaborativas entre publishers, académicos, designers e empreendedores, num só país ou na Europa”, justifica Ludovic Blecher, Head of Digital News Initiative Innovation Fund, do Google, citado em nota de imprensa.

Nesta segunda ronda, o Google recebeu mais de 800 candidaturas vindas de 25 países. Dos 124 projetos vencedores, 43 projetos estão imbuídos do espírito de colaboração e parceria. E, entre os 30 grandes projetos selecionados, 15 são colaborativos.

Dinheiro Vivo, 17 de novembro de 2016

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.