Secções
  Entrada CSIG Notícias & Eventos Nós na Imprensa "App" permite acompanhar em tempo real porto de Leixões (Porto 24)
Acções do Documento

"App" permite acompanhar em tempo real porto de Leixões (Porto 24)

Os portos de Leixões e Viana do Castelo contam, desde setembro, com uma aplicação que permite ver “em tempo real” aquilo que acontece no seu interior, permitindo “ganhos de eficiência” e “diminuição de custos”, anunciaram esta quarta-feira os criadores desta tecnologia.

“Algumas das vantagens do ‘3Port’ são o suporte à tomada de decisão, os ganhos de eficiência e a diminuição de custos de operação, que, juntas, potenciam um crescimento sustentável”, lê-se num comunicado do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), que juntamente com a empresa de gestão de património TRIEDE TTI desenvolveu a aplicação.

A instituição refere que esta aplicação permite também “ver em tempo real aquilo que está a acontecer no porto”, constituindo uma solução “indispensável” para um suporte e uma gestão adequada.

Citado na nota informativa, o investigador do INESC TEC e um dos responsáveis pelo projeto Lino Oliveira destaca que “outra das vantagens da solução é que é ela se adapta aos processos do porto e não o contrário”.

Como explica o investigador, o ‘3Port’, desenvolvido ao longo de 2 anos, “tem uma característica de interoperabilidade, isto é, não replica a informação, mas acede ao sítio onde ela reside e interage de modo integrado com as restantes ferramentas do ecossistema portuário”.

A aplicação, baseada em tecnologias web open source, faz uma “integração homogénea tanto de sistemas internos do porto como de informação pública”.

A vertente pública do ‘3 Port Live Map’ funciona, para além de computadores e tablets, em smartphones sem que para isso seja necessário descarregar uma aplicação, uma vez que o sistema é adaptável ao browser em qualquer dispositivo móvel, lê-se igualmente no comunicado.

Os portos de Leixões e Viana do Castelo são geridos pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), que identificou os requisitos para a criação da referida plataforma tecnológica.

O objetivo futuro será exportar o ‘3Port’ para outros países, como Brasil, Angola, Peru e Chile.

“Já apresentámos o ‘3Port’ em quatro estados brasileiros, em Luanda (Angola), em Valparaíso (Chile) e em Callao (Peru). O reconhecimento internacional tem sido muito elevado”, assevera o responsável do projeto por parte da TRIEDE TTI Mauro Ferreira, garantindo que a ideia é fazer com que esta ferramenta chegue a outros países de língua oficial portuguesa e também da América Latina.

Na passada quinta-feira, o porto de Leixões já havia sido considerado, nos Seatrade Cruise Awards, o terceiro melhor do mundo a nível mundial, atrás do de São Francisco (EUA) e do Amesterdão (Holanda), tendo a distinção sido justificada com o investimento na promoção e também na construção do novo terminal de cruzeiros.

Porto24, 24 de setembro de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.