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Aplicação permite gravar e transcrever consultas médicas (Viva! Porto)

Chama-se “HealthTalks” e é uma aplicação que está a ser desenvolvida por investigadores do Porto, que permite gravar as consultas médicas, com autorização do profissional de saúde, e transcrever e armazenar o conteúdo das conversas para que os pacientes tenham acesso à informação.

A aplicação, que poderá ser instalada em dispositivos com o sistema operativo Android, é adequada para todos os pacientes adultos que falem português ou inglês, com a possibilidade de serem acrescentados mais idiomas no futuro.

O objetivo da ’HealthTalks’ é "melhorar a comunicação entre os pacientes e os profissionais de saúde e auxiliar a gestão de informação de saúde pelos próprios pacientes", explicou à Lusa João Monteiro, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), um dos responsáveis pelo projeto.

Ao concluir a gravação é criada automaticamente uma nova página de consulta com essa gravação associada, na qual podem ser especificados detalhes sobre a conversa com o médico, dados sobre o estabelecimento de saúde a sua especialidade, indicou o investigador.

"Prevendo situações em que a aplicação possa ser utilizada por cuidadores de saúde, pode também ser indicado qual o paciente associado a cada consulta", contou.

Estes dados são armazenados localmente e permitirão pesquisas futuras bem como edições ao nível da informação e a adição de notas.

João Monteiro salientou que, para cada gravação, o utilizador pode solicitar a transcrição do áudio e, no texto, serão identificados os conceitos médicos e apresentadas mais informações sobre qualquer um deles.

"A área da saúde é caracterizada pelo uso de terminologia muito específica, o que, muitas vezes, é um obstáculo à compreensão, mesmo para as pessoas com literacia mais elevada", o que pode ter "repercussões na gestão pessoal da saúde e na tomada de decisões", indicou.

Por outro lado, a especificidade da terminologia dificulta o acesso a ajuda externa após a consulta, porque os termos transmitidos são muitas vezes esquecidos.

Viva! Porto, 9 de novembro de 2017

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