Acções do Documento
WWECO
Avaliação do Impacto Ambiental e Modelização de Descargas de Águas Residuais usando Observações Bio-óticas de Veículos Submarinos
O grande objetivo do projeto WWECO era o desenvolvimento de métodos que permitissem melhorar as avaliações do impacto ambiental e capacidades de modelação.
A medição de propriedades espetrais óticas de plumas efluentes com o MARES AUV forneceu mapas detalhados da dispersão de efluentes e distribuição espacial de sedimentos ressuspensos, assim como estimativas corretas da diluição das plumas, garantindo dados precisos para a avaliação de modelos de pluma.
Estes desenvolvimentos tecnológicos permitiram trazer melhorias a uma abordagem de amostragem adaptativa para o AUV, com base nos dados óticos recolhidos em tempo real, obtendo assim medições ainda mais fiáveis do comportamento das plumas e a sua interação com outros processos costeiros físicos, químicos e biológicos. Um sistema de processamento automático de dados permitiu uma resposta mais rápida no caso de risco de contaminações em praias.
Líder do projeto:
Parceiros: INESC Porto e Águas do Oeste (empresa participada do Grupo Águas de Portugal)
Contactos: Patrícia Ramos (responsável), Nuno Cruz, Aníbal Matos, Nuno Abreu