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Demonstrações do ICARUS – missões de busca e salvamento
Nos dias 9 e 10 de julho, os robôs resultantes do projeto ICARUS foram apresentados na ICARUS Sea Trials Lisbon 2015, na Base Naval de Alfeite (Almada). O Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes (CROB) do INESC TEC é líder na componente de trabalhos marítimos, como resultado da sua experiência na área da robótica aquática.
O ICARUS (Integrated Components for Assisted Rescus and Unmanned Search Operations – Componentes integradas para assistência a operações de busca e salvamento) é um projeto europeu que reúne 24 parceiros de 9 países – Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Suíça, Itália, Áustria, Polónia, – que contou com um orçamento de 17 milhões de euros e começou em fevereiro de 2012, terminando em janeiro de 2016.
O projeto tem como objetivo desenvolver ferramentas robóticas que vão auxiliar as equipas de resgate em operações de busca e salvamento, numa componente de segurança terrestre e marítima. A inovação destes robôs é a capacidade que têm para ser utilizados em cenários de crise, como, por exemplo, numa situação de desastre natural.
“Imaginemos que um navio de passageiros encalha ou afunda em alto mar, mas as condições marítimas e atmosféricas não permitem às equipas de busca e salvamento efetuar as operações de resgate de vítimas em segurança, uma solução será usar robôs autónomos que podem auxiliar estas equipas em situações de catástrofe”, explica Aníbal Matos, investigador do INESC TEC e docente da FEUP, que é um dos responsáveis pelo ICARUS Sea Trials Lisbon 2015.
De acordo com o investigador, o equipamento não substitui os operacionais de busca e salvamento, mas funciona como um instrumento complementar de auxílio.
“Estas ferramentas robóticas estão equipadas com sensores para a deteção de humanos e dotadas de capacidade de comunicação com o exterior”, completa o responsável.
Sob a coordenação da Academia Militar Belga, o projeto ICARUS conta com um consórcio de 24 parceiros pertencentes a nove países europeus - INESC TEC, ESCOLA NAVAL, ESRI PORTUGAL - SISTEMAS E INFORMACAO GEOGRAFICA SA (Portugal), SPACE APPLICATIONS SERVICES NV, SPACETEC PARTNERS SPRL, BELGIAN FIRST AID AND SUPPORT TEAM (Bélgica), ECOLE POLITECHNIQUE FEDERALE DE LAUSANNE, Eidgenössische Technische Hochschule Zürich, UNIVERSITE DE NEUCHATEL, Skybotix AG (Suíça), ESTUDIOS GIS S.L., Aerospace Technology Centre (ASCAMM Foundation), INTEGRASYS, S.A., QUOBIS NETWORKS SL, ATOS SPAIN SA (Espanha), METALLIANCE SA, JMDTHEQUE SARL (França), The Fraunhofer Institute for Reliability and Microintegration IZM, TECHNISCHE UNIVERSITAET KAISERSLAUTERN (Alemanha), CALZONI SRL, NATO Centre for Maritime Research and Experimentation (Itália), INSTYTUT MASZYN MATEMATYCZNYCH (Polónia) e TECHNISCHE UNIVERSITAET WIEN (Áustria).
O ICARUS é financiado com o apoio do 7º Programa Quadro da União Europeia (FP7/2007-2013), ao abrigo do contrato de financiamento nº 285417 (Comissão Europeia, FP7 Security Programme).
O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: UP-FEUP.
INESC TEC, julho de 2015