Secções
  Entrada CRACS Notícias & Eventos Investigador INESC TEC desenvolve programa que prevê neurotoxicidade de substâncias
Acções do Documento

Investigador INESC TEC desenvolve programa que prevê neurotoxicidade de substâncias

Uma equipa de investigação internacional desenvolveu um estudo onde o objetivo era usar organoides criados a partir de células estaminais, capazes de imitar a complexidade do sistema nervoso humano, para poder identificar a neurotoxicidade de várias substâncias. Da equipa faz parte Vítor Santos Costa, investigador do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) do INESC TEC.

O investigador, que trabalha nas áreas de programação lógica, aprendizagem automática e bioinformática e é o único português na equipa, participou no desenvolvimento de um programa informático que permite analisar a atividade genética de um organoide depois de este ter sido submetido a uma substância, e identificar se aquela substância é ou não neurotóxica.

Para testar este sistema, os cientistas aplicaram nos organoides dez substâncias em que cinco eram neurotóxicas. Depois de ler os resultados da atividade genética dos organoides, o programa classificou corretamente nove das dez substâncias relativamente ao seu efeito neurotóxico.

Este trabalho reverte-se de particular importância uma vez que interagimos com diversas substâncias artificiais diariamente, tais como medicamentos, poluentes ou aditivos alimentares. O efeito nocivo para a saúde é normalmente testado em animais e, posteriormente, em ensaios clínicos com humanos, um processo que é custoso e apresenta algumas limitações.

A equipa de investigação é liderada por Michael Schwartz, da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos. O estudo foi recentemente publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: UP-FCUP.

INESC TEC, setembro de 2015

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-site
anuncio-contactos

Contactos

CRACS +351 22 040 2963