Acções do Documento
TSO-Reserva
Avaliação de nÃveis adequados de reserva operacional nos sistemas elétricos ibéricos, a médio e longo prazo
Division of Portugal in 3 areas with distinct wind behaviour, to be taken in account in the RESERVAS model
A integração em larga escala de energias renováveis no conjunto de produção de energia num paÃs, especialmente quando existe uma elevada penetração de energia eólica, levanta preocupações acerca da segurança do abastecimento.
Os operadores da rede de transporte de Espanha (REE) e Portugal (REN) contrataram em conjunto o INESC TEC para desenvolver um modelo que permite avaliar a segurança do abastecimento de energia na PenÃnsula Ibérica (Espanha + Portugal) até 2025, assim como a adequação da reserva operacional num conjunto de cenários, incluindo aqueles onde existe uma extrema ausência de vento e recursos hÃdricos. Foi ainda avaliado o risco de desperdÃcio de energia renovável.
O INESC TEC desenvolveu uma nova abordagem com base em simulações sequenciais de Monte Carlo com resolução horária e com representação detalhada dos recursos eólicos, através da divisão do território em várias regiões com comportamentos distintos ao nÃvel de recursos eólicos, cada uma com o seu histórico ao nÃvel de vento.
O projeto considera ainda outros recursos renováveis, tais como grandes e pequenas centrais hidrelétricas e solares. Armazenamento bombeado também integra o modelo. As possÃveis estratégias de despacho foram tidas em conta, incluindo a presença de centrais nucleares em Espanha, sendo que a manutenção foi também modelada.
Este modelo responde à seguinte pergunta: a reserva operacional horária é suficiente para compensar os erros de previsão de carga, energia eólica e pequenas centrais hidrelétricas, bem como falhas que podem ocorrer nos equipamentos?
O estudo aprofundado desenvolvido pelo INESC TEC, que resultou na aplicação de software RESERVAS, foi já entregue à REE e à REN. A metodologia seguida na abordagem RESERVAS tem sido proposta como a metodologia padrão para avaliar a segurança do abastecimento e reserva operacional na União Europeia.