Secções
  Entrada CPES Notícias & Eventos Notícias Projeto europeu SmartGuide apresenta primeiros resultados em Turim
Acções do Documento

Projeto europeu SmartGuide apresenta primeiros resultados em Turim

O projeto europeu SmartGuide (Defining Planning and Operation Guidelines for European Smart Distribution Systems), financiado no âmbito da iniciativa ERA-Net SmartGris+, apresentou os primeiros resultados em Turim (Itália).

O projeto do Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC tem como objetivo adiantar um conjunto de diretrizes para um melhor planeamento de redes elétricas inteligentes.

Na sessão especial da conferência “ISGT Europe 2017” que decorreu em Turim, Bruna Tavares, investigadora do CPES, apresentou métodos avançados e algoritmos para otimizar o planeamento das redes de distribuição.

A sessão especial da conferência tinha como título “Definição de diretrizes para a operação e planeamento das redes inteligentes do futuro – o projeto SmartGuide”. Questões como “como é que os recursos flexíveis afetam o planeamento das redes de distribuição?”, “como gerir a incerteza no planeamento da rede” ou “como definir diretrizes de operação e planeamento para as redes inteligentes na Europa” foram amplamente discutidas durante a sessão.

O papel do INESC TEC no projeto SmartGuide passa pelo desenvolvimento de uma ferramenta de otimização de planeamento de redes inteligentes com análise multicritério, com objetivos como minimizar investimentos e custos de operação, e maximizar a integração de fontes de energia renovável.

Para além da Bruna Tavares, os investigadores do INESC TEC Filipe Joel Soares, Fabian Heymann, André Madureira e Manuel Matos estão também envolvidos no projeto.

No projeto SmartGuide, o INESC TEC vai liderar o primeiro “Work Package”, intitulado “Smart Grid Solutions and Technologies”, que servirá de base de trabalho, além de ter a seu cargo o desenvolvimento da ferramenta de otimização acima descrita.

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.