Secções
  Entrada CPES Notícias & Eventos Notícias INESC TEC desenvolve plataforma que avalia segurança do sistema elétrico da energia
Acções do Documento

INESC TEC desenvolve plataforma que avalia segurança do sistema elétrico da energia

O projeto, que se iniciou em janeiro de 2012, teve um orçamento total de €19,4M, €13,2M financiados pela União Europeia.

Projeto europeu iTesla chega ao fim

No âmbito do projeto europeu iTesla (Innovative Tools for Electrical System Security within Large Areas), que chega agora ao fim, o INESC TEC desenvolveu uma plataforma flexível, modular e interoperável que permite a avaliação da segurança dinâmica do sistema elétrico de energia em tempo real para várias contingências e tipos de problemas de segurança, considerando a incerteza associada à crescente integração da potência renovável.

 software  eólicas
Plataforma desenvolvida está disponível online

A plataforma desenvolvida, cujo código se encontra disponível online sob a licença MPL 2.0 (https://github.com/itesla/ipst), vai permitir apoiar o processo de tomada de decisão do operador do sistema, desde dois dias antes até ao tempo real, através da análise e sugestão de ações preventivas e corretivas necessárias para manter o sistema no estado de operação seguro.

A plataforma iTesla foi desenvolvida com o objetivo de integrar os processos de operação de sistemas de diferentes portes, desde sistemas de dimensão nacional a sistemas que garantam o abastecimento de energia elétrica a regiões de dimensão continental.

investigadores INESC TEC

Projeto desenvolveu mais ferramentas para além da plataforma

Para além da plataforma, o projeto iTesla desenvolveu uma livraria open-source, designada iTesla Power Systems Library (iPSL – https://github.com/itesla/ipsl), que utiliza a linguagem de modelização Modelica para caraterizar os modelos dos componentes utilizados para simulação dinâmica dos sistemas elétricos de energia.

Foram também desenvolvidas outras ferramentas, como a RaPld (https://github.com/SmarTS-Lab/iTesla_RaPId), para calibração dos parâmetros dos modelos, de acordo com o comportamento real dos componentes.

O projeto iTesla contou ainda com atividades de investigação e desenvolvimento que tinham como objetivo estabelecer planos de defesa contra apagões na rede.

INESC TEC teve participação decisiva no projeto europeu

O INESC TEC teve uma participação decisiva no sucesso do projeto iTesla. Para além de ter sido responsável pelo desenvolvimento e integração de módulos da plataforma, nomeadamente o módulo Fuzzy Power Flow, ocupou-se também da definição da metodologia de integração e validação funcional de todos os módulos desenvolvidos pelos vários parceiros.

Paralelamente, o INESC TEC supervisionou e efetuou testes de integração e apoiou os operadores de rede na execução de casos de estudo de validação através da análise técnica dos resultados obtidos.

O INESC TEC avaliou ainda o benefício da inclusão de fontes de energia renovável, nomeadamente grandes parques eólicos, no processo de reposição de serviço tendo como objetivo a redução do tempo em que os consumidores não dispõem de energia elétrica.

Os investigadores João Abel Peças Lopes, Luís Seca, André Madureira, Helena Vasconcelos, Leonel Carvalho e José Meirinhos fizeram parte da equipa do INESC TEC que esteve envolvida no desenvolvimento do projeto.

 iTesla logo  itesla workshop

20 parceiros participaram no iTesla

O projeto iTesla, coordenado pelo operador da rede de transporte francesa RTE, contou com a participação de mais cinco operadores de rede de transporte – ELIA – Bélgica, IPTO – Grécia, STATNETT – Noruega, REN – Portugal e National Grid – Reino Unido, a entidade europeia para a coordenação de operadores de rede (CORESO), um conjunto de 12 universidades e institutos de investigação e desenvolvimento e uma empresa dedicada a serviços de consultoria nas área de gestão e inovação.

O iTesla foi cofinanciado pelo 7º Programa-Quadro da União Europeia.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP- FEUP.

Créditos foto nº6: website iTesla

INESC TEC, maio de 2016

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.