Secções
  Entrada CITE Notícias & Eventos Notícias Workshop sobre o SME Instrument da Enterprise Europe Network no INESC TEC
Acções do Documento

Workshop sobre o SME Instrument da Enterprise Europe Network no INESC TEC

No âmbito da sua participação no consórcio nacional da Enterprise Europe Network, o INESC TEC, através do seu Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE), co-organizou um workshop sobre boas práticas para a elaboração de propostas ao programa SME Instrument, o, no dia 9 de outubro, no auditório do instituto. Estiveram presentes 19 entidades, entre elas PME, consultoras e institutos do ensino superior.

Na qualidade de parceiro da Enterprise Europe Network, o INESC TEC associou-se ao Gabinete de Promoção do Programa Quadro de I&DT (GPPQ) que tem sido um parceiro-chave na organização de eventos informativos sobre oportunidades de financiamento no âmbito do H2020.

A sessão abriu com o testemunho de António Correia da Omniflow, a primeira empresa portuguesa com um projeto SME Instrument (fase I) aprovado em 2015. António Correia partilhou com a audiência a experiência positiva da Omniflow no âmbito do programa europeu, sublinhando que durante a fase I do SME Instrument a empresa conseguiu validar o potencial de mercado da sua solução tecnológica e preparar o fine-tuning da mesma. É precisamente no âmbito desta participação no SME Instrument, que a Omniflow está ainda a beneficiar dos serviços KAM prestados pelo INESC TEC na qualidade de parceiro da Network. Estes serviços estão disponíveis apenas para empresas com projetos  aprovados ao abrigo do SME Instrument a quem a Comissão Europeia disponibiliza o acesso gratuito a coaching especializado e complementar.

João Mil-Homens e Alexandre Marques do GPPQ fizeram um enquadramento sobre o SME Instrument, o nível de participação e taxa de sucesso nacionais, e apresentaram, de forma detalhada, os principais requisitos a observar na elaboração de propostas de qualidade àquele programa euorpeus para PMEs.  A sessão encerrou com uma apresentação da Enterprise Europe Network.

Iniciativa da Comissão Europeia, a Enterprise Europe Network corresponde à maior rede no mundo de apoio a PMEs com vocação internacional, prestando um conjunto de serviços gratuitos, descentralizados e de proximidade, de suporte ao desenvolvimento de oportunidades de negócio e ao estabelecimento de parcerias à escala internacional. Em Portugal, a rede é coordenada pelo IAPMEI e  integra a ANI, ACIF, AEP, AIDA, AIMinho, AIP-CCI, CCDR-ALG, CCIPD, CEC/CCIC, INESC TEC e LNEG. O INESC TEC é, no consórcio, o parceiro privilegiado no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Créditos foto: een.ec.europa.eu

INESC TEC, outubro de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.