Secções
  Entrada CITE Notícias & Eventos Notícias INESC TEC integra consórcio português que vai aproximar empresas a serviços europeus
Acções do Documento

INESC TEC integra consórcio português que vai aproximar empresas a serviços europeus

O INESC TEC integra o novo consórcio Enterprise Europe Network – Portugal (EEN-Portugal), cujo objetivo é disponibilizar serviços transversais de informação e aconselhamento às empresas na Europa, com o objetivo de dinamizar de oportunidades de negócio, de cooperação empresarial, de participação em projetos de IDI e de acesso a novos mercados, dispondo de cerca 600 pontos de contacto espalhados por mais de cinquenta países.

A EEN-Portugal aposta no reforço de competências e proximidade no serviço a prestar às empresas, com o alargamento da rede de parceiros no terreno, cobrindo transversalmente áreas de atuação complementares no apoio aos negócios e servindo todas as regiões do país.

O consórcio é liderado pelo IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação) e integra 12 entidades (entre instituições e associações de empresas) de norte a sul do país e ilhas, que serão responsáveis, durante os próximos dois anos, pela implementação da rede de serviços europeia no nosso País. No INESC TEC este processo será liderado pela coordenadora do CITE, Alexandra Xavier em estreita colaboração com o serviço de Controlo de Gestão, Marta Barbas, Serviço de Comunicação, Sandra Pinto, e com o coordenador do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE), Luís Carneiro.

No âmbito do novo ciclo 2015-2020, a rede vai ter responsabilidades acrescidas no apoio à inovação e internacionalização de empresas, numa ligação direta ao Programa Horizonte 2020, no apoio à implementação de práticas de gestão da IDI e particularmente, no acompanhamento das empresas com projetos apoiados no âmbito do programa SME Instrument, o instrumento criado pela Comissão Europeia para apoio específico ao desenvolvimento de novos produtos e serviços no segmento das pequenas e médias empresas.

O INESC TEC integra, no âmbito da rede, dois grupos setoriais: ICT Industry and Services & Automotive, Transport and Logistics. Os grupos sectoriais representam uma plataforma de discussão, planeamento e implementação de atividades colaborativas a nível europeu, direcionadas para empresas dos setores identificados.

A EEN-Portugal é coordenada pelo IAPMEI e fazem parte da rede, para além do INESC TEC, a ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira; AEP – Associação Empresarial de Portugal; AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro; AIMINHO – Associação Empresarial; AIP – Associação Industrial Portuguesa; ANI – Agência Nacional de Inovação; CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve; CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada; CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro; LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P..

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto.

INESC TEC, janeiro de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.