Secções
  Entrada CITE Notícias & Eventos Notícias INESC TEC colabora em livro sobre incêndios florestais
Acções do Documento

INESC TEC colabora em livro sobre incêndios florestais

Abílio Pacheco, investigador do CITE - Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo do INESC TEC, e João Claro, membro do Conselho de Administração do INESC TEC, foram co-autores de um capítulo sobre incêndios florestais, publicado num livro recentemente editado pelo Conselho Económico e Social (CES).

O capítulo, com o título "A Transição Florestal e a Governança do Risco de Incêndio nos Últimos 100 Anos”, nas palavras do sumário executivo do livro, elaborado por Paulo Couto Ferreira, consultor do CES, "procura fornecer uma explicação sobre as dinâmicas de evolução da ocupação do solo em Portugal e da governança do risco de incêndio ao longo dos tempos, (…) essencial para um diagnóstico correto dos problemas do território e (…) ponto de partida para capacitar um processo de definição de políticas públicas que lhes responda (…).” São co-autores do capítulo Tiago M. Oliveira, Nuno Guiomar, João Claro, F. Oliveira Baptista, J.M. Cardoso Pereira, Patrícia L. Costa, e Abílio P. Pacheco.

O livro intitula-se “Economia da Floresta e Ordenamento do Território” e foi lançado no dia 4 de julho, em Lisboa. Esta obra reúne intervenções sobre temas discutidos no encontro “Economia da Floresta e Ordenamento do Território”, que decorreu em Mação, no dia 2 de março, e que juntou Governo, autarquias e parceiros sociais a representantes do setor florestal, da comunidade académica e ainda especialistas do terreno. O objetivo passou pela identificação dos problemas principais da floresta em Portugal, as questões históricas que estão na sua origem, bem como recomendações para a adoção de políticas públicas baseadas em provas recolhidas no terreno.

Neste seminário foram também debatidos alguns dos temas constantes do pacote legislativo preparado pelo Governo para o setor florestal, tais como a transferência de competências para as autarquias, o cadastro e o banco de terras ou os incentivos fiscais para a gestão da floresta.

A apresentação do livro foi feita por João Ferreira do Amaral e contou com a presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos.

 Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.