Acções do Documento
Startup Porto prepara-se para acelerar 12 ideias (Link to Leaders)
O Startup Porto Accelerator vai anunciar a 17 de abril quais são os projetos vencedores dos 17 mil euros em prémios. Conheça as 12 ideias que concluíram a primeira etapa.
O Startup Porto Accelerator concluiu a primeira etapa de seleção com a escolha dos 12 projetos que vão continuar a crescer e a acelerar no programa dinamizado pela ANJE, em parceria com o INESC TEC. No próximo dia 17 de abril serão revelados quais destes arrecadam prémios no valor de 17 mil euros.
Haverá ainda direito a um prémio final de 5 mil euros para apoiar a constituição da empresa, seis meses de incubação, sessões de mentoring e o acesso a um programa vasto de serviços tecnológicos como o Micrososft Bizspark, entre outros.
As start-ups frequentaram workshops dedicados à inovação, criatividade, gestão de start-ups e uma ronda de pitch sob a coordenação de Gijs van Wulfen, autor de “The Innovation Expedition” e “The Innovation Maze”.
Eis os 12 projetos selecionados:
Bnesis – Solução tecnológica que permite combinar múltiplos serviços globais e regionais prestados por outros num API unificado. Através da Bnesis, as empresas conseguem aceder à informação de múltiplos serviços provenientes de diferentes geografias, permitindo aos developers poupar dinheiro e tempo na integração de serviços prestados por agentes terceiros.
Cosoftw – Projeto que concentra atenções no desenvolvimento de soluções integradoras de gestão que permitam aos clientes dar resposta às suas exigências diárias. A Cosoftw analisa as empresas individualmente para ajustar as ferramentas de gestão e tirar o maior proveito possível dos recursos existentes.
Fibeacons – Solução de smart advertising que utiliza tecnologia Bluetooth 4.0 LE Beacon. Através do posicionamento de beacons nos espaços de retalho, a FiBeacons permite ativar estratégias de marketing que permitem aumentar os níveis de fidelização e envolvimento dos consumidores. Este efeito é conseguido através do aproveitamento da rede de dispositivos para, por exemplo, despoletar alertas via SMS ou enviar vouchers aos clientes.
Flatcrasher – Os turistas ou backpackers já podem encontrar um local para descansar, tomar um duche ou trabalhar por algumas horas. O Flatcrasher permite a qualquer cidadão disponibilizar a sua casa e rentabiliza espaços que não precisam de ser completamente ocupados. A proposta de valor do projeto não tem como métrica de rentabilidade o número de noites de cada hóspede, mas sim a satisfação das suas necessidades momentâneas.
Framie – Aplicação mobile social que pretende mudar os hábitos de colecionismo, criando uma rede de coleções fotográficas temáticas que permite gerar relações em rede entre utilizadores e gamificar a sua interação. O objetivo é que o utilizador escolha o tema da sua coleção e receba uma sugestão de temas a retratar. No final da captura do set de imagens a coleção estará completa. Com este modelo de funcionamento, a Framie espera atrair a atenção das marcas e criar relações de colecionismo com as mesmas, angariando receitas pela contribuição direta no aumento das suas comunidades e dos níveis de envolvimento.
GameStars – Liberalizar a profissionalização do gaming a nível mundial é a missão da GameStars. O projeto quer transformar por completo o conceito de gaming, permitindo a qualquer jogador ganhar dinheiro em tempo real com eventos online e disponíveis a qualquer hora do dia.
Glexyz – O teste de produtos com 80% de poupança nos recursos de tempo e produção envolvidos é a principal vantagem competitiva oferecida pela Glexyz. O software da start-up viabiliza o desenho e teste de qualquer produto num ambiente virtual 3D, permitindo observar o comportamento e o desgaste dos objetos sob diferentes condições.
HLPY – Marketplace criado para a discussão e o apoio à resolução de problemas relacionados com diferentes tópicos. Com processos rápidos, simples e customizados, como por exemplo o vídeo, a HLPY quer aumentar a partilha de conhecimento na sociedade, facilitando o esclarecimento de dúvidas e a resolução de processos com particularidades específicas e contextos únicos.
Invictum Fashion – Desenvolvimento de roupa ou acessórios com tecnologia wearable integrável em sistemas de comunicação. Com incorporação de tecnologia nas peças, a Invictum Fashion visa transferir informações ou dados pessoais autorizados pelos utilizadores, facilitar o acesso a aplicativos e tornar mais efetivo e célere o controlo das condições de saúde. Trata-se de um conjunto de peças made in Portugal que utiliza a cortiça e torna possível a customização do produto.
Negócios na Hora – Com um crescimento mensal acima dos 10% e uma comunidade de mais de 100 mil utilizadores, a plataforma Negócios na Hora viabiliza a compra e venda de produtos a partir do Facebook. Os utilizadores podem concluir o negócio numa janela de tempo menor, reduzindo os riscos de fraude uma vez que as transações são concluídas com a entrega do produto em mãos.
Promptly – Plataforma online que compila e analisa informação científica estandardizada sobre o período pós-operatório dos pacientes. A informação partilhada permite aos cidadãos ter um maior conhecimento sobre os efeitos e as consequências de cada metodologia de tratamento e cada processo operatório. Por um lado os pacientes podem tomar decisões mais informadas e conscientes recorrendo a fontes seguras de informação e por outro os hospitais têm acesso a uma base de dados de resultados e podem melhorar a qualidade dos cuidados de saúde prestados.
Scrutinit – Plataforma que assume o objetivo de conectar empresas e utilizadores, criando oportunidades para que as organizações possam receber insights a custo reduzido sobre os seus produtos e as experiências proporcionadas aos clientes. O workflow é simples: as empresas partilham um projeto na plataforma e indicam as ações que esperam que os clientes executem. Os utilizadores indicam o valor pelo qual estão dispostos a testar e dar feedback sobre o produto e as empresas escolhem as pessoas que irão realizar o teste, selecionando a amostra com base no preço e rating de cada candidato.