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Português recebe prémio de melhor tese de doutoramento do Mundo (Ciência Hoje)
O prémio de melhor tese de doutoramento do mundo na área de empreendedorismo foi atribuído, pela primeira vez, a um português. Sérgio Costa, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), professor auxiliar convidado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigador visitante na Universidade de Gent (Bélgica). Recebeu o galardão anteontem em Vancouver (Canadá), no Encontro Anual da Academy of Management.
O Heizer Best Dissertation Award da Entrepreneurship Division da Academy of Management é considerado o prémio mundial mais importante na área de empreendedorismo.
Neste estudo
exploratório, o investigador acompanhou oito spin-offs da Universidade
de Strathclyde, realizando 98 entrevistas ao longo de 12 meses, para
perceber os mecanismos de alteração do modelo de negócio e o modo como
estes afectam a performance da empresa.
“O meu objectivo era abrir o debate e gerar algumas proposições sobre como mudam os modelos de negócio. A minha tese sugere que empresas cujas equipas fundadoras detenham um elevado conhecimento de gestão e de mercado, e possuam elevada experiência em empreendedorismo apresentam, em geral, menos alterações ao modelo de negócio e uma performance superior”, refere Sérgio Costa.
O investigador introduziu, pela primeira vez nesta área, relações entre a frequência com que o modelo de negócio é alterado e certas variáveis, tais como o grau de envolvimento dos empreendedores, o conhecimento de mercado, de gestão e de arranque de novas empresas.
Sérgio Costa sugere também que empresas com elevada performance tendem a interagir mais cedo, mesmo antes da sua constituição, e mais intensivamente com vários stakeholders para iterar os seus modelos de negócio pretendidos. Adicionalmente, estas empresas tendem a estabelecer mais parcerias e com um espectro mais alargado de actores (privados e públicos), no sentido de acederem a mais recursos.
“O meu objectivo era abrir o debate e gerar algumas proposições sobre como mudam os modelos de negócio. A minha tese sugere que empresas cujas equipas fundadoras detenham um elevado conhecimento de gestão e de mercado, e possuam elevada experiência em empreendedorismo apresentam, em geral, menos alterações ao modelo de negócio e uma performance superior”, refere Sérgio Costa.
O investigador introduziu, pela primeira vez nesta área, relações entre a frequência com que o modelo de negócio é alterado e certas variáveis, tais como o grau de envolvimento dos empreendedores, o conhecimento de mercado, de gestão e de arranque de novas empresas.
Sérgio Costa sugere também que empresas com elevada performance tendem a interagir mais cedo, mesmo antes da sua constituição, e mais intensivamente com vários stakeholders para iterar os seus modelos de negócio pretendidos. Adicionalmente, estas empresas tendem a estabelecer mais parcerias e com um espectro mais alargado de actores (privados e públicos), no sentido de acederem a mais recursos.