Secções
  Entrada CITE Notícias & Eventos Nós na Imprensa PME: a aposta para o crescimento europeu (Vida Económica)
Acções do Documento

PME: a aposta para o crescimento europeu (Vida Económica)

Cerca de 99% de todas as empresas da União Europeia são PME, representando 67% dos postos de trabalho. Considerando os factos, o apoio às PME tem assumido uma importância crescente, senão determinante, na União Europeia com vista a promover o crescimento e o emprego.

Entre as diversas oportunidades de financiamento, entre programas e contratação pública cada vez mais próximos e dirigidos às PME, surge ainda a Enterprise Europe Network (EEN), a maior rede de serviços de informação e aconselhamento às empresas na Europa. Esta rede, enquanto instrumento de suporte ao desenvolvimento empresarial no espaço europeu, disponibiliza serviços transversais de apoio à atividade das empresas, à dinamização de oportunidades de negócio, de cooperação empresarial e de acesso a novos mercados, dispondo de cerca de 600 pontos de contacto espalhados por mais de cinquenta países.

Em Portugal, foi realizada uma forte aposta no reforço de competências e proximidade no serviço a prestar às empresas, com o alargamento da rede de parceiros no terreno, cobrindo transversalmente áreas de atuação complementares no apoio aos negócios e servindo todas as regiões do continente e ilhas. A EEN é assim representada a nível nacional por um consórcio composto por 12 parceiros, garantido uma ampla cobertura geográfica e de competências, designadamente através do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P., a ACIF - Associação Comercial e Industrial do Funchal – Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, a AEP – Associação Empresarial de Portugal, a AIDA – Associação Industrial do Distrito de Aveiro, a AIMINHO – Associação Empresarial, a AIP – Associação Industrial Portuguesa, a ANI – Agência Nacional de Inovação, a CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, a CCIPD – Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, o CEC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro, o INESC PORTO – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, e o LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P.

Como aceder aos serviços prestados pela rede em Portugal?

Qualquer uma das entidades do consórcio está disponível para apoiar as empresas, através de contacto direto ou do serviço de atendimento online, disponível no Portal Enterprise Europe Network (disponível em: http://www.enterpriseeuropenetwork.pt/), que reúne um conjunto de informação sobre atividades, legislação e programas europeus, oportunidades de negócio e concursos públicos europeus.

Serviços disponibilizados pela EEN

Através da Rede, os empresários podem aceder facilmente a um conjunto de serviços, que podem ajudar a valorizar as suas estratégias de inovação e investimento no mercado europeu e fora dele:

• Informação e aconselhamento - Acesso simplificado a informação vária sobre regulamentação comunitária, novas medidas de política com implicação na atividade empresarial, projetos e programas de financiamento na UE dirigidos às PME.

• Ajuda na internacionalização dos negócios - Facilitação na procura de contactos comerciais fora do país, para empresas que pretendam alargar a sua atividade, tanto a nível europeu como internacional.

• Apoio à inovação e parcerias tecnológicas - Ajuda às PME no acesso a programas europeus de apoio à inovação e a parcerias estratégicas, que valorizem a industrialização de resultados de investigação e desenvolvimento obtidos nos diversos países.

• Incentivo à cooperação na Europa - Difusão de oportunidades de negócio e ajuda no encontro de potenciais parcerias comerciais, de produção, para transferência de tecnologia ou outras, que incentivem a cooperação e a atividade empresarial internacional.

No âmbito do novo ciclo 2015-2020, a rede vai ter responsabilidades acrescidas no apoio à inovação e internacionalização de empresas, numa ligação direta ao Programa Horizonte 2020 e particularmente ao SME Instrument, o instrumento criado pela Comissão Europeia para apoio específico ao segmento das pequenas e médias empresas. Sendo certo que os seus serviços foram concebidos e estão especialmente adaptados às PME, estão também disponíveis para todas as outras empresas, universidades e centros de investigação.

Vida Económica, 22 de maio de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.