Secções
  Entrada CITE Notícias & Eventos Nós na Imprensa É de Barcelos a melhor tese de doutoramento do mundo (Barcelos Popular)
Acções do Documento

É de Barcelos a melhor tese de doutoramento do mundo (Barcelos Popular)

SÉRGIO COSTA Venceu prémio na área da gestão e empreendedorismo.

O barcelense, Sérgio Costa, de 37 anos, venceu o prémio de melhor tese de doutoramento de excelência do mundo, o Heizer Award 2015, um dos mais conceituados galardões na área da gestão e empreendedorismo, que recebeu no dia 10, em Vancouver, Canadá, no Encontro Anual da Academy of Management, sendo o primeiro português a conseuir tal feito. O investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas de Computadores, Tecnologia e Ciências (INESC TEC), do Porto, concluiu, em Novembro de 2014, o doutoramento na Universidade de Strathclyde, no Reino Unido, local onde desenvolveu a tese premiada – Business Model Change in Early-Stage University Spin-offs. Em nota de imprensa, o INESC TEC refere-se a um trabalho que “aborda a evolução dos modelos em spin-offs universitárias, utilizando uma metodologia indutiva e longitudinal, com recolha de dados em tempo real nas fases iniciais de desenvolvimento deste tipo de empresas, algo inédito na área da gestão”, através de um acompanhamento de oito spin-offs da Universidade de Strathclyde, realizando cerca de 100 entrevistas durante um ano: “O meu objectivo era abrir o debate e gerar algumas proposições sobre como mudam os modelos de negócio. A minha tese sugere que empresas cujas equipas fundadoras detenham um elevado conhecimento de gestão e de mercado e possuam elevada experiência em empreendedorismo apresentam, em geral, menos alterações ao modelo de negócio e uma performance superior”, adiantou Sérgio Costa. O investigador barcelense acrescentou que as empresas com elevadas performance têm a tendência de interagir mais cedo que as restantes e mais intensivamente com vários stakeholders para renovar os seus modelos de negócio e com tendência para estabelecer mais parcerias, públicas e/ou privadas, como forma de acederem a mais recursos.

Sérgio vai aproveitar a tese para dar continuidade ao estudo: “Queremos agora testar algumas das proposições induzidas, utilizando amostras maiores de spin-offs de diferentes universidades e geografias. Para o efeito, o INESC TEC está a desenvolver uma base de dados com a população de todas as spin-offs universitárias portuguesas”, em articulação com bases de dados de Itália, Noruega e Reino Unido.

Antes de ir para o ensino universitário, Sérgio fez todo o percurso escolar em Barcelos, começando em Arcozelo, no Primeiro Ciclo, e frequentando, depois, o Colégio La Salle, do 5º ao 9º ano. Por fim, concluiu a 12º na Escola Secundária Alcaides de Faria (ESAF), onde estudou desde o 10º ano, sempre com destaque tendo integrado, nos três anos, o Quadro de Excelência e acabando com uma média de 19 valores na área de Científico-Natural.

Actualmente, para além de investigador no INESC TEC, é professor auxiliar convidado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e investigador visitante na Universidade de Gent, Bélgica. A partir de Setembro, Sérgio vai regressar ao Reino Unido como professor auxiliar no Departamento de Gestão da Universidade de Bath, continuando, no entanto, a sua colaboração com as instituições portuguesas.

 

Barcelos Popular, 13 de agosto de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.