Acções do Documento
Consultoria Especializada em Sistemas de Gestão de I&DI
Desenvolvimento, implementação e avaliação de conteúdos, metodologias, procedimentos e ferramentas para Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação.
O Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (CITE) dispõe de uma reconhecida experiência e conhecimento no desenvolvimento, implementação e avaliação de conteúdos, metodologias, procedimentos, processos e ferramentas para Gestão da Inovação, em conformidade com a Norma Portuguesa para a Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (NP 4457: 2007) nas mais diversas realidades organizacionais, desde micro a grandes empresas, passando por empresas industriais e outras que atuam no setor terciário.
O INESC Porto, através do CITE, esteve ativamente envolvido na redação da NP 4457: 2007, tendo sido responsável pela elaboração do Manual de Classificação das Atividades de IDI (Investigação, Desenvolvimento e Inovação), produzido para a COTEC Portugal – Associação Empresarial para a Inovação.
Para além disso, o Centro disponibiliza às empresas um pacote de serviços de consultoria e formação especializadas e avançadas em Gestão da Inovação, numa lógica de geração de valor.
No âmbito da prestação dos serviços de consultoria, o Centro promove ainda, e sempre que relevante, a interação de empresas com as restantes Unidades de I&D do INESC Porto ou com outros stakeholders da ampla rede de relações que o INESC TEC detém.
Relativamente aos serviços de consultoria prestados pelo Centro para a implementação do SGIDI de acordo com o normativo NP4457:2007, podemos destacar a Metodologia usada e alguns dos benefÃcios esperados.
Metodologia:
- Workshop inicial de sensibilização e harmonização dos conceitos associados aos Sistemas de Gestão da IDI, tendo em conta o referencial normativo;
- Formulação da Estratégia de IDI tendo em conta a estratégia do negócio;
- Formulação do roadmap tecnológico;
- Desenvolvimento dos processos de IDI;
- Seleção de ferramentas de apoio;
- Formação nos novos processos;
- Acompanhamento da implementação dos processos;
- Desenvolvimento da primeira auditoria interna;
- Instrução do processo de certificação;
- Acompanhamento da auditoria de certificação.
BenefÃcios esperados
- Gestão estratégica das atividades de Inovação, permitindo um melhor alinhamento das atividades de Inovação com a estratégia de negócio;
- Desenvolvimento de mecanismos sustentáveis de vigilância do mercado e de vigilância tecnológica;
- Captação de valor na interação com parceiros é potenciada;
- Desenvolvimento gradual de uma cultura de inovação na organização;
- Melhor estruturação das atividades de IDI e maior eficiência na utilização dos benefÃcios diretos e indiretos à IDI;
- Melhor gestão dos projetos;
- Melhor gestão das parcerias;
- Melhor caracterização e contabilização, e consequente avaliação dos investimentos realizados e do retorno desse investimento.
Lista de Clientes (Sistemas de Gestão de IDI):
- Cerealis Produtos Alimentares
- CIFIAL
- COTEC Portugal
- Digital Partners
- EFACEC - Sistemas de Electrónica
- FLUPOL
- K2C
- M.A.R. KAYAKS
- Mota Engil
- Shortcut
- SETDI
- SolÃndigos
- Fibersensing
- Tecninet
- Process.Net
Parceiros:
- COTEC Portugal
- APCER
- Universidade do Porto