Secções
  Entrada CESE Notícias & Eventos Notícias Projeto Transpinus apresentado em evento de Inovação Florestal
Acções do Documento

Projeto Transpinus apresentado em evento de Inovação Florestal

Alexandra Marques, colaboradora do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC, apresentou o projeto TRANSPINUS, liderado pelo Centro Pinus, no 2º Atelier de Inovação Floresta, organizado pela INOVISA e pelo Crédito Agrícola, que decorreu a 26 de junho, no Grande Hotel de Luso, na Mealhada.

O projeto TRANSPINUS – Transporte mais seguro, mais pinhal – pretende desenvolver uma solução operacional para a colocação de uma “rede inseticida” que permita a minimização do risco de dispersão do Nemátodo da Madeira do Pinheiro (NMP), associado ao transporte rodoviário de madeira.

O projeto é desenvolvido em parceria pelas seguintes entidades: Centro PINUS; ANEFA; INESC TEC; INEGI; FNAPF; Floponor; Florgenese; Madeca; Primeiro Fundo Floresta Atlântica; UNAC.

O workshop envolveu um dia completo, orientado para os participantes, com vista a desenvolver diferentes componentes dos seus projetos de inovação, nomeadamente a performance de equipa, o desenho da proposta de valor e a comunicação e disseminação. Numa ronda de apresentação de pitches, foram a concurso vários projetos de inovação em áreas como a fertilização e nutrição, eficiência, preservação, monitorização, regeneração, entre outras. 

Os Ateliers de Inovação funcionam como workshops gratuitos que apoiam projetos de inovação de setores estratégicos nacionais, tais como agrícola, o agroalimentar e o florestal, com vista a colocar no mercado produtos e serviços de sucesso, numa associação à 4ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação do Crédito Agrícola.

 

A investigadora mencionada na notícia tem vínculo ao INESC TEC. 

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.