Secções
  Entrada CESE Notícias & Eventos Notícias Projeto PRECISIONcork vai garantir qualidade das rolhas de cortiça
Acções do Documento

Projeto PRECISIONcork vai garantir qualidade das rolhas de cortiça

PRECISIONcork (Medida e Controlo em Linha de Parâmetros Chave de Processo e de Qualidade de Produto)

Para Portugal o sector industrial da cortiça é de extrema importância, não só por ser o único em que o nosso país é líder mundial (na matéria-prima e na transformação), mas também porque é um sector com um grande grau de internacionalização e igualmente com grande impacto na economia nacional quer direta quer indiretamente.

Uma reconhecida lacuna na indústria da cortiça (transformação e acabamento) tem que ver com as práticas, tecnologias e soluções utilizadas ao nível do controlo da qualidade. Se ao nível laboratorial existem soluções integradas e com elevado grau de automação, ao nível do chão-de-fabrica não existem infra-estruturas tecnológicas que permitam avaliar a qualidade do processo e do produto em tempo-real no sentido de atempadamente tomarem-se ações corretivas e preventivas ao nível dos processos de produção envolvidos.

O projeto PRECISIONcork tem como objetivo desenvolver uma solução que permita em tempo-real medir e controlar em linha parâmetros chave e de qualidade no processo de fabrico de rolhas de cortiça.

Assim, serão desenvolvidas tecnologias que permitiram de forma totalmente automática medir e monitorar variáveis criticas associadas a parâmetros chave do processo de fabrico (p.e. humidade, dimensões, massa, qualidade do revestimento), que consequentemente poderão desencadear automaticamente ações (contramedidas) nos recursos produtivos envolvidos no processo.

Estará ainda dentro do âmbito do projeto a exploração de técnicas de controlo preditivas no sentido de desenvolverem estratégias preditivas tendo em vista a redução ou eliminação de potenciais problemas.

Pretende-se dar um salto qualitativo na indústria de transformação de cortiça (produção e acabamento de rolhas), evoluindo de um paradigma baseado na utilização de práticas manuais de controlo da qualidade à posteriori, para um novo paradigma de gestão preditivas e pro-activa, assente em soluções modulares, tecnologicamente avançadas, e em conformidade com as melhores práticas a nível mundial. 

O projeto tem a participação de vários investigadores do INESC TEC, nomeadamente de Pedro Ribeiro e Américo Azevedo do CESE e Hélio Mendonça do CRIIS.

Este projeto é um projeto de I&DT em consorcio apoiado pelo programa Portugal 2020 e conta com a participação do INESC TEC, EGITRON, Azevedos Indústria e a Cork Supply Portugal.

INESC TEC, 16 de novembro de 2016

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.