Secções
  Entrada CESE Notícias & Eventos Notícias NEXT-NET é o novo projeto europeu na área das cadeias de abastecimento
Acções do Documento

NEXT-NET é o novo projeto europeu na área das cadeias de abastecimento

Arrancou a 12 de outubro, em Bruxelas, um novo projeto europeu intitulado NEXT-NET, que conta com a colaboração do INESC TEC.

NEXT-NET é o novo projeto europeu na área das cadeias de abastecimento

NEXT-NET

O objetivo do projeto consiste em aumentar a integração entre produção e distribuição das cadeias de abastecimento, propondo implementar uma iniciativa multissetorial e tecnológica através da definição de prioridades de investigação e de inovação para o futuro.

Em particular, o NEXT-NET desenvolverá uma Agenda de Investigação Estratégica (Strategic Research Agenda), onde diferentes comunidades, como EFFRA (European Factories of the Future Research Association), SPIRE (Sustainable Process Industry through Resource and Energy Efficiency), ALICE (Alliance for Logistics Innovation through Collaboration in Europe) e outras associações tecnológicas, se reúnem para enfrentar desafios importantes como a personalização e a sustentabilidade.

As etapas principais do projeto passam por criar uma rede europeia, na qual os stakeholders mais importantes estarão envolvidos, alcançando uma massa crítica de pessoas das indústrias alvo e de domínios científicos através de interações diretas ao longo de todo processo. Ao identificar cenários industriais para 2030, a partir da análise das tendências socioeconómicas, dos impulsionadores no mercado e do seu impacto na inovação e desenvolvimento tecnológico, o projeto pretende desenvolver uma agenda de investigação estratégica e um plano de ação conjunto com recomendações para as políticas de inovação de interesse comum para os estados membros.

O NEXT-NET terá como base a análise dos mais importantes roteiros industriais e tecnológicos, nacionais e europeus, identificando as tecnologias mais promissoras para os cenários industriais do futuro, de modo a desenvolver as prioridades de investigação e inovação que serão validadas em workshops com especialistas e stakeholders.

Os responsáveis no INESC TEC neste projeto são Ana Barros (Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais), Pedro Campos (Laboratório de Inteligência Artificial) e Vasco Amorim (Centro para a Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo).

Além do INESC TEC, o projeto tem como parceiros Consiglio Nazionale delle Ricerche - Istituto per le Tecnologie Industriali e Automazione, PNO Innovation, Fundacion Zaragoza Logistics Center, Fraunhöfer Institute for Material Flow and Logistics e Aston University.

O NEXT-NET recolheu financiamento por parte da Comissão Europeia H2020 e terá a duração de 24 meses.

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC, à UP-FEP e à UTAD.

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.