Secções
  Entrada CESE Notícias & Eventos Notícias INESC TEC participa em workshop do projeto FUTURING em Bruxelas
Acções do Documento

INESC TEC participa em workshop do projeto FUTURING em Bruxelas

No dia 13 de junho decorreu, nas instalações do Hotel Crowne Plaza, em Bruxelas, um workshop no âmbito do projeto europeu FUTURING – Futuring European Industry, com vista a apresentar e discutir os principais desafios relacionados com o tema “Economia Circular”. O projeto tem como responsável no INESC TEC António Lucas Soares, um dos coordenadores do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE).

O projeto FUTURING, que teve início em setembro de 2016, tem como principal objetivo a definição de uma estratégia para a re-industrialização da Europa, centrando-se no papel da investigação e desenvolvimento no contexto de diversas dimensões, como a económica, social, ambiental, geopolítica e relativa ao paradigma emergente da economia circular. O projeto explora cenários futuros da indústria europeia, relativos a 2030, com o objetivo de identificar fatores críticos sobre os quais devem ser realizadas ações, com vista a ultrapassar barreiras e promover oportunidades para o processo de re-industrialização da Europa.

O evento, organizado pelo coordenador do projeto, o Laboratory for Manufacturing Systems and Automation (LMS), University of Patras, contou primeiramente com a presença de cerca de 15 especialistas, em representação das várias dimensões da Economia Circular - Ciência e Tecnologia, Negócios e Inovação, Educação e Formação, Responsabilidade Ambiental e Pessoas e Sociedade, que apresentaram os principais desafios inscritos em cada dimensão. A segunda parte do workshop contou com a intervenção de José Caldeira (MANUFUTURE European Technology Platform), que apresentou uma visão da plataforma MANUFUTURE para 2030, assim como com as intervenções de Nicholas Deliyanakis (Industrial Technolgy - European Comission) e Janneke Van Veen (Climate Action and Resource Efficiency – European Comission). Na última parte do workshop foram apresentados os principais resultados intermédios do projeto FUTURING.

Para mais informações contactar o coordenador do projeto no INESC TEC, António Lucas Soares (als@fe.up.pt).

O investigador mencionado na notícia tem vínculo à UP-FEUP.

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.