Secções
  Entrada CESE Notícias & Eventos Notícias INESC TEC em projeto com IKEA Industry
Acções do Documento

INESC TEC em projeto com IKEA Industry

O Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC está envolvido numa prestação de serviços com a IKEA Industry com o objetivo de desenhar o layout do sistema de produção, visando otimizar a utilização das máquinas, aumentar a eficiência e reduzir custos. Na sequência deste projeto, a IKEA Industry prevê duplicar a sua capacidade produtiva face aos valores de produção registados atualmente.

No âmbito da prestação de serviços, que teve início em setembro de 2014, o INESC TEC desenvolveu modelos de simulação que permitem recriar o sistema de produção ao nível da fábrica, representando com elevado nível de detalhe todos os fluxos de materiais existentes, buffers intermédios e a capacidade das máquinas. O objetivo consiste em maximizar a produção através do desenho de um layout mais flexível, determinação do tamanho dos buffers intermédios e análise do tamanho dos lotes de produção. Os modelos de simulação permitem avaliar de forma imediata o impacto das diferentes alternativas e desta forma suportar o processo de tomada de decisão com informação detalhada acerca do comportamento dinâmico da nova linha de produção. “Estamos muito satisfeitos com os resultados e com a forma como o projeto se desenvolveu, apesar de se tratar de um problema complexo”, explica André Moura, representante da IKEA Industry neste trabalho. “Pela nossa dimensão e volume de material, é fundamental ter ferramentas de apoio à decisão como esta, e acreditamos que no futuro todas as indústrias irão adotar ferramentas deste tipo”, acrescenta.

A IKEA Industry, localizada no concelho de Paços de Ferreira, emprega cerca 1400 pessoas e produz para todo o mundo, incluindo América do Norte, Europa e Austrália. No final do projeto, com a otimização da fábrica a IKEA Industry pretende duplicar a produção de frentes de cozinha (mais de seis milhões contra os anteriores três).

A equipa do projeto foi constituída pelos investigadores do CESE: Rui Rebelo, Samuel Moniz e Paulo Marques.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: INESC TEC.

 

Créditos foto: Wikipedia

INESC TEC, outubro de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.