Secções
  Entrada CESE Notícias & Eventos Notícias INESC TEC contribui para projetar a "Loja do Futuro"
Acções do Documento

INESC TEC contribui para projetar a "Loja do Futuro"

E se fosse possível experimentar roupa numa loja sem ser necessário despir-se e vestir-se? Ou usufruir de um assistente virtual que lhe desse indicações sobre as peças que mais se ajustam ao seu perfil? Graças ao “Smart Fitting Room” estas funcionalidades já existem. Integrado no conceito de “Loja do Futuro”, e desenvolvido no âmbito do programa de ação do Pólo de Competitividade da Moda, o projeto originou tecnologias que enriquecem a experiência de compra, sem perder de vista o impacto económico. O INESC TEC contribuiu para o projeto através da criação do software de gestão inteligente do ponto de venda e o sistema de interoperabilidade.

Projeto cria tecnologias inovadoras para fileira Têxtil e Vestuário

1 2

“Espelho mágico” permite prova virtual de roupa

Inserido no Pólo de Competitividade da Moda, o projeto mobilizador PT21 - Power Textile Século XXI, propunha-se a desenvolver atividades inovadoras e projetos de elevada intensidade tecnológica, com forte orientação e visibilidade internacional nas indústrias têxtil e de vestuário.

Através de uma parceria entre 42 entidades, onde se inclui o INESC TEC, este programa tinha como objetivo intervir no espaço de venda, com o desenvolvimento de conceitos e tecnologias inovadoras, que permitissem transportar para o espaço de loja, o contexto pessoal - de uma forma interativa e intuitiva, tornando o ato de compra numa experiência diferenciadora.

Agora em fase de conclusão, o projeto originou a tecnologia “Smart Fitting Room” que possui diversas funcionalidades, apresentando vantagens tanto para a empresa como para o cliente: assistente virtual; navegação do catálogo; prova virtual de roupa; customização da interface; integração com redes sociais; integração com ERP (sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização).

3 4

Uma das bandeiras da nova tecnologia é o “espelho mágico”, que permite a prova virtual de roupa. Assente nas últimas tecnologias de visão por computador e computação gráfica este espelho possibilita a interação homem-máquina, com recurso apenas a gestos com os braços. Este “espelho mágico” permite ao utilizador ver-se ao “espelho” com diversas peças da loja “O objetivo é, através de conceitos e tecnologias inovadoras, transportar para o ambiente de loja o contexto pessoal, de forma interativa e intuitiva, tornando o ato de compra numa experiência diferenciadora”, refere Nelson Alves, do Centro de Computação Gráfica (CCG), que liderou o projeto.

Sistema do INESC TEC permite ver movimentações na loja em "tempo real"

O INESC TEC foi uma das instituições que trabalhou no desenvolvimento da “Loja do Futuro”, nomeadamente na Gestão inteligente do ponto de venda - sistema que permite ao gestor de loja ter uma visão em "tempo real" do que está a acontecer no momento na loja e que oferece ainda um conjunto de indicadores de negócio que apoiam a tomada de decisão na definição das novas coleções - e no Sistema de interoperabilidade - plataforma responsável pela troca de informação entre os diversos sistemas que compõem a loja do futuro. É nesta Plataforma que são desenhados os fluxos de informação necessários a cada sistema quando um determinado evento é detetado (como por exemplo a entrada e saída de cliente na loja ou provador, ou o movimento de peça das diferentes estantes inteligentes na loja). Os investigadores do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE), Rui Diogo Rebelo, Carlos Soares, Catarina Félix e Pedro Ribeiro conceberam estas duas soluções da “Loja do Futuro”.

2 5

A apresentação do projeto ao meio empresarial ocorreu recentemente no Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário, em Vila Nova de Famalicão. O CITEVE foi o promotor da “Loja do Futuro” e, juntamente com o CCG, desenvolveu a cabine de prova interativa e a “body scanning technology”. O projeto contou ainda com Ubisign e Creative Systems e Tetribérica que, complementarmente, contribuíram com o desenho do sistema de “client empowerment”, a logística loja-armazém via RFID e o “smart event in-store” via RFID.

O projeto faz parte do programa de ação do Pólo de Competitividade da Moda – PT21 Power Textile Século XXI e tem financiamento do COMPETE, QREN e União Europeia. O próximo passo será a aplicação em loja dos conceitos e tecnologias desenvolvidos.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: FEUP e INESC Porto.

Créditos fotos: CITEVE

INESC TEC, dezembro de 2014

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.