Secções
  Entrada CESE Notícias & Eventos Notícias INESC TEC com projeto para aumentar a competitividade das PME
Acções do Documento

INESC TEC com projeto para aumentar a competitividade das PME

A obtenção em tempo útil de soluções de escalonamento, avaliadas através de um painel de indicadores quantitativos, que procuram um compromisso entre entregas dentro do prazo e uma utilização custo-eficiente das ferramentas, constitui o objetivo principal do projeto ATM.

O ATM – Advanced Tools Management, em desenvolvimento pelo Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC, pretende apresentar uma solução avançada e competitiva de planeamento de operações, com otimização da utilização de equipamentos e ferramentas, integrada com o sistema logístico AGV Lean.

A solução integrada é vocacionada para pequenas e médias empresas que operem no domínio da metalomecânica de precisão, onde se verifica frequentemente a problemática da gestão de ferramentas.

A utilização desta solução permitirá aumentar a disponibilidade das ferramentas e o consequente melhoramento na eficiência dos trablhos, ao reduzir o custo da gestão logística e disponibilizar os respetivos operadores para outras atividades com valor acrescentado.

Com início em setembro de 2016, e final previsto para fevereiro de 2018, este projeto tem como parceiros a VANGUARDA – Soluções de Gestão e Organização Empresarial, e a JASIL – J. António da Silva. A equipa do INESC TEC é coordenada por António Correia Alves e envolve também os investigadores Luís Guardão, Luís Lima, Rui Rebelo e Sofia Oliveira.

Mais informações sobre o projeto em http://advancedtoolsmanagement.com.

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

Créditos foto: Alexandre Delmar

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.