Secções
  Entrada CESE Notícias & Eventos Notícias INESC TEC apresenta tecnologias no âmbito do projeto EXPLORE
Acções do Documento

INESC TEC apresenta tecnologias no âmbito do projeto EXPLORE

No dia 16 de março, o INESC TEC acolheu o 1º Matchmaking Event do EXPLORE, um projeto coordenado pelo INESC TEC que tem por objetivo identificar e concretizar oportunidades de exploração de resultados de projetos europeus de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (IDT) na área das tecnologias de produção.

Em particular, o projeto pretende identificar novas oportunidades de exploração de resultados destes projetos europeus através da identificação de oportunidades de aplicação noutros setores (cross-fertilisation) e oportunidades de aproximação destes resultados do mercado através da utilização de fundos regionais (por exemplo apoiando a transferência de tecnologia ou a sua demonstração). O projeto EXPLORE vai permitir testar e demonstrar esta estratégia de promoção de resultados de projetos de IDT num grupo de mais de dez regiões europeias.

O propósito deste evento era funcionar como um lugar de encontro entre parceiros, que apresentaram os resultados dos seus trabalhos de investigação e desenvolvimento tecnológico, e as empresas interessadas em explorar esses resultados. O INESC TEC esteve em destaque com quatro tecnologias, mais concretamente o robô CARLoS (apresentado por Germano Veiga do Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes, CROB), uma ferramenta de avaliação de desempenho (apresentada por Filipe Ferreira do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais, CESE), uma ferramenta de sugestão de produtos de moda (apresentada por Carlos Soares do CESE) e, finalmente, uma infraestrutura colaborativa para a gestão de redes de negócio (apresentada por César Toscano do CESE). No evento foram apresentadas um total de 14 tecnologias, bem como o portal onde essas e outras tecnologias podem ser consultadas (explore.explore-fp7.eu). Neste evento participaram ainda Luís Carneiro e Vasco Teles, que fazem parte da equipa do projeto.

O objetivo era fornecer informação sobre os resultados de I&D selecionados e demonstrar a sua potencial aplicação em processos industriais, equipamentos e serviços associados, possibilitando, desta forma, a identificação de ações de apoio a estas tecnologias. Cerca de 30 organizações de diferentes países, tais como Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Bélgica, entre outros, estiveram presentes neste evento.

Este evento foi organizado nesta data aproveitando a presença dos parceiros do projeto no Porto para participarem  na Assembleia Geral do projeto que teve lugar no INESC TEC no dia 17.

Além do INESC TEC, o consórcio do EXPLORE inclui ainda: Fundación Tecnalia Research & Innovation (Espanha), Consiglio Nazionale delle Ricerche - Istituto di Tecnologie Industriali e Automazione (Itália), Fraunhofer IPA (Alemanha), TNO Organização para a Investigação Científica Aplicada (Holanda), Fondazione Politecnico di Milano (Itália), Laboratório de Sistemas de Produção e Automação – Universidade de Patras (Grécia), CECIMO - Comite European de Cooperation des Industries de la Machine-Outil         (Bélgica), Centre Technique des Industries Mécaniques (França), AGORIA (Bélgica), Universidade Tecnológica de Tampere (Finlândia), Lower Silesian Innovation and Science Park (Polónia), Scuola Universitaria Professionale Della Svizzera Italiana (Suíça) e Wirtschaftsforderung Region Stuttgart GmbH (Alemanha).

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FEUP.

INESC TEC, março de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.