Secções
  Entrada CESE Notícias & Eventos Notícias INESC TEC analisa performance de jogadoras no Europeu de Futebol Feminino
Acções do Documento

INESC TEC analisa performance de jogadoras no Europeu de Futebol Feminino

Uma equipa de investigadores do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) e do do Laboratório de Inteligência Artificial e Análise de Dados (LIAAD) do INESC TEC estão a utilizar ferramentas de inteligência artificial para analisar o comportamento das atletas que estão a disputar o Campeonato Europeu de Futebol Feminino da UEFA, na Holanda. O objetivo é ajudar a melhorar o desempenho das equipas.

Através de algoritmos de aprendizagem automática ('machine learning'), os investigadores Carlos Soares, Cláudio Sá, Ana Fernandes, Pedro Abreu, Fábio Pinto, Tiago Cunha e João Correia Pinto (CESE), em conjunto com Vítor Cerqueira (LIAAD) e com o estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computadores da FEUP, José Carlos Coutinho,  estão a calcular a probabilidade de ocorrência de um evento, como um remate ou golo, minutos antes de este acontecer.

A análise dos jogos recorre ainda a técnicas de extração de conhecimento de dados ('data mining') que monitorizam as trajetórias das atletas e identificam padrões que relacionem o seu comportamento com eventos ocorridos durante o jogo e com o resultado final.

A identificação de padrões no comportamento das atletas e a sua relação com momentos do jogo, tais como remates, faltas e golos, pode ajudar os técnicos das equipas a melhorar o desempenho das jogadoras.

"A informação obtida será útil para identificar as diferenças entre os vencedores e as restantes equipas", explica Carlos Soares, que é também professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

De acordo com o também investigador do INESC TEC Cláudio Sá, a vantagem da ferramenta reside no facto de ela conseguir “analisar, em tempo real, a posição e o comportamento de vários jogadores em simultâneo, bem como identificar padrões e medir até que ponto estes são confiáveis ou não”, algo que a olho nu não é possível.

Os dados estão a ser recolhidos pelas câmaras instaladas nos campos de futebol onde decorrem os jogos do Europeu, que iniciou a 16 de julho e termina a 06 de agosto, e no qual participa também a seleção de portuguesa de futebol feminino. Serão posteriormente entregues à Federação Holandesa de Futebol.

As competências desenvolvidas neste projeto podem vir a ser aplicadas a outras competições e a outros desportos.

Além do INESC TEC e da FEUP participam no projeto a Universidade de Leiden, da Holanda (líder).

Os investigadores do INESC TEC mencionados nesta notícia tem vínculo ao INESC TEC e à FEUP.

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.