Secções
  Entrada CESE Notícias & Eventos Notícias Artigo INESC TEC vence prémio Best Demo Award na ECIR 2016
Acções do Documento

Artigo INESC TEC vence prémio Best Demo Award na ECIR 2016

Um artigo com co-autoria de Carlos Soares, investigador do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC, venceu o Best Demo Award no âmbito da 38ª edição da European Conference on Information Retrieval (Conferência Europeia sobre Recuperação de Informação), que se realizou de 20 a 23 de março, em Pádua, Itália.

Intitulado “TimeMachine: Entity-Centric Search and Visualization of News Archives”, o artigo apresenta uma ferramenta web dinâmica e interativa, a TimeMachine (Máquina do Tempo), que permite navegar e explorar notícias divulgadas nos últimos 25 anos, e que estão no arquivo da LUSA e nos principais websites de notícias portugueses. Com esta ferramenta, o utilizador pode fazer uma “viagem no tempo”, revisitando as personalidades e eventos mais marcantes da história portuguesa e internacional dos últimos anos, tal como estes foram retratados pelas notícias então publicadas.

A informação armazenada é organizada com base em entidades, sendo que os utilizadores podem pesquisar personalidades e instituições utilizando palavras-chave relacionadas com notícias ou eventos, e o sistema por sua vez recupera informação sobre as personalidades ou instituições mais relevantes para o utilizador com base em perfis extraídos e indexados de forma automática.

De uma perspetiva de jornalismo computacional, a ferramenta TimeMachine permite explorar conteúdos noticiosos ao longo do tempo, identificando e extraindo nomes de instituições, ofertas de emprego, citações e relações entre instituições. A demonstração da ferramenta está disponível aqui.

Os autores principais do artigo são Pedro Saleiro (Labs Sapo UP, FEUP e LIACC - Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores), Jorge Teixeira (Labs Sapo UP, FEUP e LIACC), contando  também com a co-autoria de Eugénio Oliveira (Labs Sapo UP, FEUP e LIACC).

A conferência ECIR, realizada anualmente, é a principal conferência sobre recuperação de informação a nível europeu.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo à FEUP.

INESC TEC, maio de 2016

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.