Acções do Documento
Artigo INESC TEC destacado em publicação profissional americana
Em agosto de 2015, o artigo Knowledge sharing in project-based organizations: Overcoming the informational limbo, da autoria de Maria Almeida (antiga investigadora do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais, CESE) do INESC TEC e António Lucas Soares, também do CESE, foi destacado na newsletter do Project Management Institute Houston, um dos principais institutos a nível mundial na área de gestão de projetos.
Este artigo, resultado da tese de mestrado de Maria Almeida, ex-investigadora do CESE, aborda o problema da partilha de conhecimento em organizações com base em projetos (Project-based organizations, ou PBO). A gestão de conhecimento e informação neste tipo de organizações apresenta desafios complicados devido à fragmentação e falta de uniformização das estruturas, processos, práticas e tecnologias organizacionais, o que faz com que conhecimento relevante fique ‘preso’ num ‘limbo informacional’ e acaba por não ser capitalizado pela organização. Isto é particularmente pertinente em instituições de I&D, onde a partilha de conhecimento é muitas vezes condicionada por diferentes disciplinas, culturas e métodos de trabalho.
Os investigadores levaram a cabo um estudo etnográfico num instituto de I&D (INESC TEC), com o intuito de caracterizar as formas como a informação é gerida em projetos e os modos como as pessoas interagem e aprendem através da partilha de informação entre projetos. Consequentemente, os investigadores apresentaram um conjunto de recomendações ao nível da gestão de informação empresarial, apontando para uma estratégia de congregação de mecanismos de codificação e personalização do conhecimento como uma solução viável para ultrapassar os problemas de partilha de conhecimento em PBO.
De acordo com António Lucas Soares, o destaque nesta publicação norte-americana é relevante já que “mostra o interesse que este artigo, embora científico, tem para a comunidade profissional da área de gestão de projetos.”
O Project Management Institute Houston conta com mais de 4.000 membros de áreas como Engenharia e Construção, Indústria, Sistemas de Informação, Petróleo e Gás, Saúde, Educação, Telecomunicações, Marketing e Publicidade, Serviços, entre outros.
O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: UP-FEUP.
INESC TEC, setembro de 2015