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Nova plataforma utiliza RFID para optimizar a gestão do ciclo do retalho
O futuro do retalho passa pela utilização de tecnologia RFID (identificação por rádio frequência), para optimizar a gestão do ciclo do retalho, defende a Creativesystems, que, com o apoio do INESC TEC (INESC Tecnologia e Ciência), desenvolveu a plataforma 'CreativeRetail'.
"É um produto inovador
para gestão e controlo de stocks no retalho, que parte da utilização de
novas tecnologias e de novos paradigmas da computação em ambientes
inteligentes para oferecer a máxima visibilidade dos produtos em toda a
cadeia de abastecimento e, ao mesmo tempo, estimular a interação com o
cliente", sublinha a tecnológica especialista em RFID em comunicado.
A
plataforma 'CreativeRetail' resulta, por um lado, "numa melhor
satisfação do cliente final e, por outro, "num aumento das vendas entre 4
a 21% para as lojas ou cadeias de lojas", garante a empresa.
A
participação do INESC TEC no projecto envolveu duas grandes áreas de
trabalho - o desenvolvimento de sistemas de recomendação e a análise da
gestão de desempenho. As maiores vantagens são: "o aumento do controlo
dos produtos recepcionados, a redução do tempo de contagem de stock, a
maior visibilidade da localização dos produtos na loja, uma reposição
rápida e eficaz, a redução das situações de out-of-stock, a
disponibilidade dos funcionários para maior atenção ao cliente e a
melhoria da taxa de conversão".
No que diz respeito ao desenvolvimento
de sistemas de recomendação, por serem desenvolvidos com base em dados
recolhidos com tecnologia RFID, "os modelos capturam padrões no
comportamento dos clientes dentro da loja, o que permite fazer
recomendações de produtos adequados ao seu comportamento durante a
visita e, por sua vez, melhorar a experiência de compra do consumidor.
Isto representa uma melhoria significativa em relação aos sistemas de
recomendação usados tradicionalmente no comércio, que são baseados
somente nos produtos comprados pelo cliente, ignorando assim o processo
que levou a essa escolha".
Por sua vez, a análise da gestão de
desempenho "está mais relacionada com a definição e especificação de
indicadores chave de desempenho multidimensionais, que sejam
customizados à estratégia da organização e capazes de estimular a gestão
pró-activa da rede de fornecimento".
"Ao maximizar a visibilidade dos
produtos (ao nÃvel do item) em toda a cadeia de fornecimento (produção,
logÃstica e loja), o CreativeRetail aporta ao retalho importantes ganhos
de eficiência. Através de uma reposição rápida, correta e simples,
permite disponibilizar mais rapidamente os produtos nas prateleiras da
loja, minimizando-se os erros humanos e otimizando-se custos.
Adicionalmente, esta solução estimula uma maior interação com o cliente,
um atendimento mais rápido e um maior Ãndice de satisfação do cliente",
explica Rui Rebelo, um dos responsáveis pelo projecto.
A plataforma,
direccionada ao retalho de moda - vestuário e calçado - tem
flexibilidade para "poder servir pequenas ou grandes empresas e oferece
um melhor controlo do processo que leva os produtos e artigos da fábrica
ao cliente final, passando pelo centro de distribuição".
De acordo com
Pedro França, director de inovação da Creativesystems, "através do uso
desta solução inovadora, o retalhista assegura uma gestão mais directa e
transparente de toda a cadeia de fornecimento, passando a tomar
decisões baseadas em dados mais fiáveis e em tempo real".
O projeto,
desenvolvido em dois anos, conta com um investimento na ordem do meio
milhão de euros, financiado pelo QREN (Quadro Comunitário de Apoio), no
âmbito do programa operacional do Norte (ON2).